Poder e Cotidiano em Sergipe
EM 27 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PAÍS EDITOU MAIS DE 5 MILHÕES DE NORMAS 5 de Outubro 18H:03

EM 27 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, PAÍS EDITOU MAIS DE 5 MILHÕES DE NORMAS

Desde a promulgação da carta magna brasileira, são publicadas, em média, 700 normas por dia


Nos 27 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, completados na última segunda-feira, 5 de outubro, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT aponta que foram editadas mais de 5,2 milhões de normas, o que representa cerca de 764 regras por dia útil, entre leis, medidas provisórias, instruções normativas, emendas constitucionais, decretos, portarias, instruções normativas, atos declaratórios, entre outras legislações que regem a vida do cidadão brasileiro.


O cálculo do IBPT, disponível no site www.ibpt.org.br, detectou também que, no que diz respeito à matéria tributária, foram editadas 352.366 normas, a maioria exigente em excesso, e responsável por exaurir e confundir os contribuintes, que ficam sujeitos ao cumprimento dessas regras.


Segundo o estudo, em 27 anos, houve 15 emendas constitucionais, e foram criados inúmeros tributos, entre eles: a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - CPMF; a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins; a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - Cide; a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido - CSLL; o Programa de Integração Social Importação - PIS Importação; Cofins Importação; e o Imposto sobre Serviços Importação. 


A pesquisa apontou ainda que foram majorados praticamente todos os tributos e, em média, cada norma tem três mil palavras. Temas como saúde, educação, trabalho, salário e tributação aparecem em 45% de toda a legislação e somente 4,13% das regras editadas não sofreram nenhuma mudança, o que mostra sua extrema complexidade.


Na opinião do presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz Amaral, "a legislação brasileira, especialmente a tributária, é um verdadeiro pandemônio, que atormenta a vida do cidadão, inibe investimentos e torna insegura a atividade empresarial".


Já no parecer do presidente executivo do Instituto, João Eloi Olenike, "acompanhar o processo legislativo brasileiro é de dificuldade extrema, em virtude das constantes edições de novas normas e mudanças em série das já existentes."


No âmbito federal, foram editadas 161.582 normas desde a promulgação da Constituição Federal, o que representa cerca de 16,39 normas federais por dia ou 23,55 normas federais por dia útil nestes 27 anos. Já os Estados foram responsáveis por publicar 1.363.073 normas e os municípios 3.717.259 legislações. Dessas, 30.680 são normas tributárias federais; 103.867 estaduais e 217.819 das cidades.


O estudo completo está no site do IBPT - www.ibpt.org.br.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.