Poder e Cotidiano em Sergipe
Edvaldo: 17 de Agosto 17H:50

Edvaldo: "Aracaju será cidade amiga das pessoas com deficiência"

O candidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), se comprometeu, nesta quarta-feira (17), a criar um órgão específico na prefeitura para tratar das políticas públicas de acessibilidade para o município.

 

“Não me limitarei a fazer apenas o que está definido na lei. Nosso compromisso é tornar Aracaju uma cidade amiga das pessoas com deficiência”, afirmou ele durante reunião com a Comissão Estadual de Mobilidade e Acessibilidade. A candidata a vice-prefeita, Eliane Aquino (PT), também participou do encontro.




“Eu já fui prefeito e foi na minha gestão e na de Marcelo Déda que começamos a tomar providências acerca da acessibilidade. A cidade é de todos e trabalhamos para todos, mas priorizamos os mais necessitados de nossa atenção. Isso é inclusão. É cada vez mais importante uma política de acessibilidade. E nós estamos compromissados com isso", afirmou Edvaldo Nogueira.


Ele destacou ações da sua gestão que levaram em conta a política de acessibilidade. “As escolas que reformei, eram acessíveis. Durante a minha administração, os camarotes para deficientes no Forró Caju eram o melhor lugar da festa. Vamos retomar também o projeto Calcada Livre”, de conscientização e prazos aceitáveis para as calçadas se tornarem acessíveis para todos”, ressaltou.


Edvaldo ainda realçou o engajamento de sua vice na temática. “Eliane é muito engajada na questão da acessibilidade. Eu sou por ideal, ela por militância. Faremos campanhas de educação para conscientizar a sociedade sobre a cidadania das pessoas com deficiência e daqueles que precisam de políticas de acessibilidade”, reforçou.


O Plano de Governo de Edvaldo e Eliane trata da acessibilidade em diversas áreas. É diretriz do programa “definir, no âmbito da Diretoria de Administração e Finanças da Rede Municipal de Ensino, um padrão de arquitetura escolar, considerando a legislação vigente no que tange à acessibilidade e às exigências pedagógicas, para, a partir dele, realizar as intervenções necessárias de reforma e manutenção das unidades, de modo a adequar, sempre que possível, os prédios escolares às tarefas de ensino-aprendizagem”.


Também está previsto no documento “garantir a caminhabilidade segura através de medidas como a exigência de calçadas adequadas e com acessibilidade”. O projeto ainda prevê o estabelecimento de parceria público-privada para criar condomínio que ofereça todas as especificações e regras de acessibilidade”.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.