Poder e Cotidiano em Sergipe
Edital para Terminal Pesqueiro é passo importante para desenvolvimento do setor 27 de Março 5H:42
COTIDIANO

Edital para Terminal Pesqueiro é passo importante para desenvolvimento do setor

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) publicou nesta segunda-feira (25), o edital para leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Aracaju. É a retomada do edital que se iniciou em 2022 e o vencedor da licitação poderá administrar o local por 20 anos. Essa é uma luta antiga do senador Laércio Oliveira que recentemente esteve com o ministro da Pesca, André de Paula, falando sobre a importância dos avanços do Terminal Pesqueiro.

 

Quando o senador esteve com o ministro, ele disse que havia um imbróglio judicial, que já foi desfeito e informou que logo o edital iria ser lançado. De acordo com o MPA, os licitantes devem apresentar suas propostas, em envelopes fechados, no dia 11 de junho, das 9h às 12h, na sede da B3 S.A. – BRASIL, BOLSA, BALCÃO, em São Paulo (SP). A abertura dos envelopes contendo as propostas comerciais ocorrerá no dia 25 de junho. O critério para escolha da proposta comercial vencedora será o maior valor.

O terminal começou a ser construído em 2015. A obra tinha previsão de término em um ano, mas em 2017 foi paralisada. Atualmente, os pescadores da região desembarcam nas proximidades do local. O terminal foi projetado para receber camarão de pesca, atuns e afins, além possuir um volume destinado à carcinicultura.

Cadeia produtiva

O senador informou ainda que é preciso estabelecer uma cadeia produtiva para que os criadores tenham para quem vender seus produtos. “Essa é a situação no Baixo São Francisco, por exemplo, que tem vários tanques vazios. Me coloquei à disposição para destinar emendas para melhorar esse ambiente em Sergipe e o ministro informou que poderá destinar também recursos para fazer um trabalho em parceria”, afirmou o senador.

“Quando era presidente da Fecomercio em Sergipe, criamos a Câmara da Pesca e lá muito se falava de criação de peixes nesses tanques espalhados no estado, camarão em cativeiro, no crescimento da produção de camarão em Sergipe, que hoje é o quarto maior produtor, na capacidade de pesca esportiva da nossa costa, nas bacias hidrográficas que nós temos, na benção da natureza que nos proporciona tanta riqueza e um ambiente propício para a criação da diversidade marinha”, disse.

O coordenador da Câmara da Pesca e Aquicultura, Humberto Eng, destacou que esse é o único instrumento institucional que abre sua porta para o debate amplo e aberto referente a pesca e aquicultura do estado. “O Terminal Pesqueiro é uma ferramenta primordial para a modificação de todo o setor produtivo da pesca e aquicultura do nosso estado”, observou.

O senador afirmou que reconhece a vocação de sergipe para o desenvolvimento do setor. “O desenvolvimento transforma e promove a maior política social que existe, que é o emprego. Então o meu gabinete é da pesca, do petróleo, do gás, do turismo e todas as pautas que promovam emprego”.

Foto : Arquivo

Fonte: Assessoria 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.