Poder e Cotidiano em Sergipe
Deso e Emurb estabelecem cronograma para obras na Atalaia 11 de Fevereiro 18H:58

Deso e Emurb estabelecem cronograma para obras na Atalaia

Dando continuidade ao projeto de parceria entre a Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para a conclusão das obras estruturantes nos bairros Coroa do Meio e Atalaia, foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), uma reunião técnica entre operadores das duas entidades. Durante o encontro foram definidos cronogramas de ações e serviços a serem executados prioritariamente.

 
 
De acordo com Carlos Melo, a Deso já concluiu a estruturação da rede de esgoto daquela localidade, bem como a estação elevatória. A obra está em vias de finalização, restando apenas as interligações de algumas ruas.


Elas vinham sendo realizadas a contento, mas devido às condições do solo a operação precisou ser reanalisada.

“A profundidade do tubo que devemos implantar é de 4,5 m. Isso é um problema naquela região que tem um lençol freático muito alto, principalmente com a incidência da maré. Devido a estas dificuldades, estamos levando, em média, sete dias para a implantação de cada tubo, sendo que o restante da obra tem extensão de 18 m”, explica Carlos Melo.
 

Além do fator geográfico, o fechamento das interligações depende ainda da contrapartida dos cidadãos. Muitos ainda não instalaram as tubulações de esgoto internas do imóvel.


“A maioria destas residências usam fossas sépticas ou estão ligadas às drenagens”, disse Sérgio Gentil. O diretor de obras da Emurb solicitou ainda o apoio da Deso para realizar as interligações de esgoto das residências e a limpeza das tubulações para que a Emurb possa dar início à obra de pavimentação asfáltica.

 
Apesar das dificuldades, novos caminhos foram traçados hoje, em conjunto com a Emurb. A Deso se comprometeu em trabalhar num fluxo de vinte instalações de ramais e caixas por dia. Neste ritmo, espera-se que em poucas semanas as interligações sejam concluídas.


A partir da semana que entra, nós já vamos liberar algumas ruas para que a Emurb possa entrar fazendo suas atividades. A reunião, com todos discutindo e se prontificando a cooperar, foi muito produtiva para que a gente possa dar andamento ao serviço”, diz Carlos Melo.

 
O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que tem acompanhado de perto as reuniões entre Deso e Emurb, esboçou satisfação com os prazos e cronogramas acordados. “Esta é uma obra complexa. É preciso ter um pouco de paciência. Nós estamos trabalhando em harmonia para que chegar ao fim. Já temos tradição de trabalhar com a Deso e esta é uma parceria que tem dado muito certo”, afirma João Alves.


Estiveram presentes neste encontro, o diretor presidente da Deso, Carlos Fernandes de Melo Neto, o diretor de operações da companhia e o gerente de operações e manutenção metropolitana, Sílvio Múcio Farias e Vandermuri  Carvalho, respectivamente;  o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o secretário de Infraestrutura do município, Luiz Durval,  a presidente e o diretor de obras da Emurb, Socorro Cacho e Sérgio Gentil, entre outros técnicos envolvidos no provimento da obra.


Fonte: Deso
Foto 2: Ascom Deso

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.