Poder e Cotidiano em Sergipe
Deputado sergipano é contra criminalização da homofobia 9 de Fevereiro 17H:37

Deputado sergipano é contra criminalização da homofobia

Jony Marcos diz ainda que PRB quer lançar candidato ao Senado em 2018


Nesta conversa com o BLOG DO MAX / JORNAL DA CIDADE o deputado federal Jony Marcos (PRB) afirmou que irá integrar a bancada evangélica. Mesmo dizendo que não gosta de extremismos, Jony afirma que é contrário à legalização do aborto e da maconha, sendo a favor do casamento “tradicional” – ou seja, contra o casamento homoafetivo. Jony também é contra a criminalização da homofobia e quer a realização das reformas política e tributária, além de modificações no Código Penal. Ele ainda informou que apoiará o governo da presidente Dilma e que o PRB de Sergipe, seguindo orientação nacional, terá candidato ao Senado, em 2018.

BLOG DO MAX - Quais serão as suas prioridades na Câmara Federal?
Jony Marcos -
Fazer um mandato cumprindo a proposta do PRB, mandato limpo e transparente conforme tem pregado Marcos Pereira, nosso presidente nacional do partido. Será um mandato digno de um partido ficha limpa, com propostas de mudança, não só do Brasil, mas mudança do parlamento e da política do nosso país. Além disso, nosso grupamento realiza importantes ações em defesa dos interesses principalmente dos menos favorecidos. Continuarei lutando por isso. O pequeno agricultor e os produtores de leite do sertão, os pescadores artesanais de todo estado, as mães dos programas sociais e seus filhos. Na Câmara de Vereadores de Aracaju, trabalhei por dez anos, lutando pelo estudante, pela melhoria do trânsito na capital, cuidando do meio ambiente e valorizando o servidor público. Continuarei fazendo isso de forma intensificada.


BM - Quais são os temas que, na sua opinião, precisam ser debatidos pelo Congresso, no próximo ano?
JM -
A reforma política, a tributária e um novo pacto federativo, com certeza, precisam ser debatidos com urgência. A reforma do código penal também! Pra não mais ficar a sensação de impunidade.


BM - O senhor vai integrar a chamada bancada evangélica? Quais são os pontos de convergência e divergência que o senhor possui com esses parlamentares?
JM -
Vou integrar a bancada evangélica. Sou a favor da tolerância religiosa e sou contra qualquer tipo de extremismo. Defendemos a bandeira dos princípios e valores que regem a sociedade. Contra o aborto, a favor da vida. Contra a legalização da maconha. A favor do casamento tradicional.


BM - Dois polêmicos projetos que contam com a participação acalorada da bancada evangélica são o que criminaliza a homofobia e o que define 'família'. Qual a sua opinião sobre eles?
JM -
Não sou a favor da criminalização da homofobia. Acho que todas as pessoas devem ser respeitadas. Discriminar qualquer ser humano é errado em qualquer circunstância, não há necessidade de blindagem especial. A família tradicional sempre foi a base da sociedade, e por isso deve ser respeitada, sob pena de perdermos nossos valores.


BM - O senhor vai apoiar o governo Dilma?
JM -
Seguirei a direção do PRB, meu partido. Votamos em Dilma e vamos ajudá-la a governar.


BM - Na Câmara Federal, como o senhor pensa em ajudar Sergipe?
JM -
Defendendo o que for bom para nosso estado, como a manutenção e ampliação dos programas sociais. A compensação da queda de arrecadação dos municípios, com as medidas do governo federal, é outro ponto importante. Defendo um novo pacto social, com divisão mais justas da arrecadação entre municípios e estados. Liberação das emendas e realização de obras estruturantes nos municípios. Mais extensões da UFS para o interior. Melhorando a educação que é instrumento de transformação social.


BM - O PRB se sente contemplado pelo governo de Sergipe, mesmo tendo sido preterido na disputa pelo comando da Secretaria de Agricultura?
JM -
Nosso foco é participar de forma positiva no governo de JB, que ajudamos a eleger. Sabíamos que poderíamos não continuar na Agricultura, mas já ocupamos outras pastas no governo do estado e a alternância é salutar.


BM - Qual o planejamento do PRB para 2016? Quer apresentar candidatos a quants prefeituras?
JM -
Estamos em pleno crescimento no PRB, no estado de Sergipe e no Brasil. Somos a sigla que mais cresce. Na próxima eleição teremos mais de quinze candidatos a prefeito em todo estado, e mais de 80 candidatos a vereadores. Queremos ter representação em todo estado.


BM - O partido já pensa em apresentar o nome de Heleno Silva para disputar o Senado em 2018? Já estão analisando isso?
JM -
O PRB nacional pediu que o diretório de Sergipe tivesse candidato ao senado em 2018.


BM - O senhor concluiu seu terceiro mandato de vereador, na Câmara de Aracaju. Como avalia a sua passagem por lá? Quais foram os seus principais projetos e atuações naquela casa?
JM -
Tive três mandatos como vereador de Aracaju. Minha atuação foi muito positiva, pude participar intensamente da revisão do Plano Diretor e aprovei leis que fortaleceram os servidores do município. Fui vice-presidente da Câmara, assumindo a presidência em diversos momentos. Fui presidente da comissão de Finanças e relator do código de meio ambiente. Fui defensor da criação da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju. E defendi obras importantes para os bairros. A Câmara de Aracaju foi uma grande escola pra mim. Me deu uma bagagem importante para enfrentar o novo desafio.


BM - Como avalia a gestão do prefeito de Aracaju, João Alves Filho, nestes primeiros anos de gestão?
JM -
As prefeituras, em geral, enfrentam dificuldades financeiras. O 1º ano do governo de João Alves foi melhor, ainda teve algum recurso e algumas obras que foram iniciadas no governo anterior que puderam ser concluídas com JA. O segundo ano já sofreu um impacto da crise que o país vive e a diminuição de receita no município não permitiu que muito fosse realizado.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.