Poder e Cotidiano em Sergipe
Deprocoma investiga casos de denúncia e maus-tratos a animais 20 de Abril 15H:20

Deprocoma investiga casos de denúncia e maus-tratos a animais

A quem recorrer quando presenciar cenas de abandono ou maus-tratos a animais? Em Sergipe, o órgão competente que atua no combate e proteção aos maus tratos de animais é a Delegacia de Proteção ao Consumidor e Meio Ambiente (Deprocoma).


A delegacia surgiu há cerca de 25 anos, sendo que antes da criação dessa unidade que registra os crimes contra os animais, as ocorrências eram registradas nas delegacias metropolitanas da capital, e no interior, por meio das delegacias municipais e distritais de polícia.



Assim como os humanos, os animais também são vítimas de agressões dos mais diversos tipos e crueldades: práticas de abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou em espaço incompatível ao porte do animal, local sem iluminação e ventilação, utilização em shows, agressão física, exposição a esforço excessivo, rinhas, são algumas formas que designam maus tratos.


O órgão atua na proteção do meio ambiente, e não exclusivamente da proteção animal, sendo um dos itens de atuação desta unidade. Mais especificamente em relação aos animais, atende os casos elencados na Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), atuando em conjunto com a Lei de Contravenções Penais, que além de proteger o humano, protege também a integridade dos animais, como é o caso de abandono do animal em via pública.



Como forma de combater esse tipo de crime, a população pode realizar as denúncias de três formas: Por meio do 190 da Polícia Militar, através do Pelotão de Polícia Ambiental; do 181 da Polícia Civil, por meio do disque denúncia, que atua no registro de ocorrências de combate a crimes como tráfico e demais serviços para a sociedade; e mais especificamente, ao Deprocoma. Provas testemunhais como fotografias e filmagens, ajudam a polícia comprovar a ação delituosa e identificar o agressor de animais.



A delegacia localiza-se na rua Laranjeiras, nº 960, bairro Centro, no mesmo prédio da Delegacia Plantonista de Aracaju.

 

Fonte: SSP

Foto: Silvia Faller/Ong Clube dos Vita-Latas

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.