Poder e Cotidiano em Sergipe
Defesas Civis e CPRM realizarão novo mapeamento de áreas de risco em Aracaju 28 de Novembro 9H:26
SERVIÇO

Defesas Civis e CPRM realizarão novo mapeamento de áreas de risco em Aracaju

Geólogos da CPRM debateram a atualização do mapa com a Defesa Civil Estadual

Em 2020, o município de Aracaju terá nova edição do mapa de risco geológico da cidade. A atualização do mapeamento foi discutida ontem (27), em reunião entre o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Assistência, Inclusão e Trabalho (Depec/Seit) e geólogos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil.

Com sua última revisão publicada em 2013, o documento trará informações atualizadas sobre a setorização de áreas de risco, deslizamentos, inundações, enxurradas e fenômenos adversos na capital.

A partir de visitas e vistorias, será elaborado um documento formal com identificação de todas as áreas de risco atuais da capital sergipana, como explica o diretor da Defesa Civil Estadual, Coronel Alexandre. “O estado de Sergipe fica muito feliz com a vinda dos dois geólogos da CPRM para fazer essa visita e reanálise das áreas, com base no levantamento feito em 2013. Essa atualização será muito pertinente, pois tem áreas que eram possivelmente de risco naquela ocasião e que hoje podem não ser mais. Além disso, certamente surgiram outros pontos considerados de risco que precisamos identificar. Estamos unidos nessa luta para entregarmos um trabalho completo e com informações precisas tanto para o gestor quanto para a população”, afirmou.

Segundo os dados publicados no mapa de risco geológico de 2013, havia 17 áreas em Aracaju. Durante o trabalho deste ano, serão identificadas novas possíveis áreas de risco e as que já haviam sido localizadas no mapa anterior serão revistas e divulgadas com avaliação de aumento ou redução dos seus respectivos graus de risco.

O mapeamento será acompanhado pela equipe de engenharia das defesas civis de Aracaju e de Sergipe. Posteriormente, a Defesa Civil Estadual pretende ainda realizar a atualização do mapa em outros municípios sergipanos.

De acordo com o geólogo Rubens Dias, existem quatro graus de risco a serem identificados nas áreas consideradas de perigo: muito baixo, baixo, alto e muito alto. No entanto, ele destaca que os graus altos são os que apresentam ameaça. “Após fazermos a identificação dos riscos, forneceremos o mapa referente aos graus. Ao final da campanha, esperamos ter uma avaliação melhor das áreas e dar o nosso parecer quanto aos problemas identificados, para avaliar se, de 2013 para cá, os graus foram agravados, reduzidos ou se permanecem os mesmos. O programa de atualização de mapeamento, sugerido pelas defesas civis do estado e do município, é contemplado pela CPRM e estaremos no município até a finalização do trabalho”, disse.

 

Da SECOM/SEIT/SEAGRI - Governo de Sergipe

Fotos: Pritty Reis

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.