Poder e Cotidiano em Sergipe
Decisão Estratégica: Adiamento da Cobrança de Vistos para Tripulantes e Novas Regras para Turistas no Brasil 19 de Dezembro 4H:37
SERVIÇO

Decisão Estratégica: Adiamento da Cobrança de Vistos para Tripulantes e Novas Regras para Turistas no Brasil

Em uma reunião que envolveu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Celso Sabino (Turismo), Silvio Costa (Portos e Aeroportos) e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi deliberado o adiamento do início da cobrança de vistos para tripulantes por seis meses, estendendo-se até 10 de julho.

Estabeleceu-se um grupo de trabalho composto pelos ministérios, Embratur e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para avaliar e decidir, ao longo desse período, as medidas relacionadas à exigência desses documentos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, participou do encontro com os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, realizado no Palácio do Itamaraty no final da tarde desta segunda-feira (18).

O acordo estabelecido foi que a obrigatoriedade entrará em vigor somente em 10 de julho, proporcionando tempo para a formação de um grupo de trabalho com representantes adicionais do governo federal. Após a reunião, Embratur e ministérios divulgaram uma nota oficializando a prorrogação da isenção do documento por seis meses.

Inicialmente programada para iniciar em 10 de janeiro de 2024, a exigência do visto para tripulantes foi adiada por seis meses, conforme declarado na nota assinada pela Agência e pelos três ministérios. O comunicado também destaca a criação do grupo de trabalho, envolvendo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a finalidade de "analisar e decidir, ao longo destes seis meses, sobre o que será feito em relação à exigência dos documentos".

No entanto, é importante ressaltar que essa decisão não afeta a retomada da cobrança de vistos para turistas americanos, australianos e canadenses, que permanece programada para 10 de janeiro. Cidadãos desses países que desejam visitar o Brasil devem solicitar o visto eletrônico (e-Visa) pelos canais específicos. A Embratur e o Ministério do Turismo estão engajados na divulgação e orientação sobre esse procedimento aos operadores turísticos e companhias aéreas desses três países.

O material de divulgação, produzido para diversas plataformas, destaca a praticidade do visto eletrônico, que dispensa a presença física nos consulados brasileiros. O processo é totalmente digital, com a tramitação e apresentação de documentos feitas eletronicamente, e a obtenção do visto enviada por e-mail. O custo do visto eletrônico é de US$ 80,90, permitindo múltiplas entradas e com validade de 10 anos para norte-americanos e 5 anos para canadenses e australianos.

O sistema digital do visto é operado pela empresa VFS Global, conforme contratada pelo Ministério de Relações Exteriores, seguindo a determinação do Decreto n.º 11.515, de 2/5/2023, que restabeleceu o princípio da reciprocidade e da igualdade de tratamento. No contexto internacional, a Embratur retomou sua participação na Associação de Operadoras de Turismo dos Estados Unidos (USTOA), fortalecendo a comunicação com o trade turístico norte-americano. Similarmente, estratégias informativas foram adotadas no Canadá e Austrália para orientar o trade e companhias aéreas que oferecem pacotes e passagens para o Brasil.

Com informações do Ministério do Turismo

Foto de Renato Vaz/Embratur

Confira a matéria na íntegra aqui.

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.