Poder e Cotidiano em Sergipe
CPI DA BRASKEM: Senador Rogério aponta falhas em fiscalização e propõe mudanças na legislação de mineração do país 19 de Março 15H:28
PODER

CPI DA BRASKEM: Senador Rogério aponta falhas em fiscalização e propõe mudanças na legislação de mineração do país

Na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem desta terça-feira, 19, o senador Rogério Carvalho (PT/SE), relator da CPI, protagonizou uma série de questionamentos incisivos ao advogado Alexandre Vidigal de Oliveira, ex-secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia no período de 2019 a 2021.

Carvalho destacou algumas irregularidades na atuação tanto da empresa quanto dos órgãos fiscalizadores, enfatizando a necessidade de transformar o caso de Maceió em um evento sentinela em relação aos demais pontos de mineração do país. O termo utilizado pelo relator faz alusão ao protocolo médico que indica situações que representam potenciais ameaças à saúde pública, como surtos ou epidemias, por exemplo.

"Uma mina não deve ter subsídios por negligência, imperícia ou imprudência. Portanto, precisamos transformar o caso de Maceió em um evento sentinela. Por isso buscamos mostrar o quanto de erro ocorreu ao longo de todo o processo de exploração, fiscalização, autorização e monitoramento dessa mina da Braskem. Se isso acontece em Maceió, ocorre em outras localidades do Brasil”, alertou.

Além disso, Carvalho ressaltou a importância de revisar todo o sistema de mineração do Brasil e todas as instituições responsáveis pela atividade, mantendo as diretrizes e evitando transgressões à legislação vigente. "O sistema atual de autogerenciamento econômico das minas, onde é a própria mineradora que informa as condições técnicas, não é suficiente para garantir segurança e prevenir danos como os ocorridos em Maceió”, reforçou.

Por essa razão, senador ressaltou que é preciso “transformar o caso de Maceió em um grande evento sentinela para avaliar o sistema de mineração do Brasil”. “A fim de construir uma nova história mais moderna e menos arriscada para o meio ambiente e para a população brasileira”, acrescentou.

Por fim, Carvalho enfatizou que o caso em questão “não se trata de um mero caso clínico", mas sim de uma “situação clara e objetiva que demanda uma intervenção cirúrgica direta”. Com isso, ele falou sobre a importância de se entender as diferentes narrativas envolvidas para tomar medidas adequadas.

“Essa abordagem inclusiva e holística é fundamental para garantir transparência, responsabilidade e justiça no processo de investigação e eventual tomada de medidas corretivas”, concluiu.

|Fonte: Assessoria de Comunicação
||Fotos: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.