Poder e Cotidiano em Sergipe
Conheça os candidatos a prefeito em Sergipe que apresentaram propostas para a educação 26 de Setembro 16H:55

Conheça os candidatos a prefeito em Sergipe que apresentaram propostas para a educação

A Procuradoria Regional Eleitoral e os Ministérios Públicos Federal e Estadual divulgam a lista de candidatos a prefeito em Sergipe que assumiram o compromisso na continuidade do projeto nacional Ministério Público pela Educação (MPEduc).

 

Dos 238 prefeituráveis nos 75 municípios do Estado quase todos falam de educação; apenas 20, porém, sinalizaram que se eleitos, vão cumprir as medidas previstas no Pacto pela Educação.



No Pacto pela Educação, uma etapa do MPEduc, os atuais gestores se comprometem a tornar a educação prioridade máxima. Para isso, devem adotar medidas para incluir recursos no orçamento, mobilizar todo o município, servidores, professores, pais, alunos, empresários e comunidade em geral. Os 75 municípios sergipanos e o Estado são signatários do pacto.

Para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, em julho deste ano, a PRE/SE, o MPF e o MP-SE enviaram recomendação aos Diretórios Estaduais dos Partidos Políticos. No documento, havia orientação para os candidatos ao cargo de prefeito, ao formalizarem o registro de candidatura, explicassem o modo pelo qual pretendiam cumprir os compromissos firmados pelo município sobre o Pacto pela Educação.



“Estamos de olho. O MPF e o MP/SE atuarão para que os compromissos assumidos pelos municípios sejam cumpridos, independentemente dos resultados das eleições. Apesar de não se referirem diretamente ao que foi firmado com os Ministérios Públicos, a imensa maioria dos candidatos apresentou propostas para a educação e o que foi pactuado formalmente pela municipalidade terá que ser cumprido”, destaca o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach.



Sem propostas para educação

No levantamento dos Ministérios Públicos foram identificados dez candidatos que simplesmente não registraram propostas relacionadas à educação. Desses, alguns nem protocolaram programa de governo. “Como saber as diretrizes da gestão destes candidatos, se eleitos, se nem sequer apresentaram programa de governo?“, questiona Rockenbach.



Confira aqui a lista, organizada por município, com a posição de todos os candidatos a prefeito em Sergipe sobre a continuidade das ações do MPEduc.

 

MPF/SE

Foto Ilustrativa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.