Poder e Cotidiano em Sergipe
Comércio sergipano melhora e fecha junho com números positivos 17 de Agosto 17H:14

Comércio sergipano melhora e fecha junho com números positivos

Informações da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) fornecidas pelo IBGE e analisadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), mostram números animadores de recuperação do comércio sergipano no mês de junho. O comércio aumentou o seu volume de vendas em 1.2% comparado ao mês de maio, que havia registrado queda.


Comparando a evolução das vendas do Comércio Varejista de junho deste ano com o mesmo mês do ano anterior, o Comércio apresentou uma variação de 6,3%. No ano, o Comércio Varejista acumula um saldo positivo de 5,2%. Em doze meses o comércio acumula um saldo positivo nas vendas de 3,0%.
 

O número pode até parecer pequeno, mas significa uma ascensão das vendas do Comércio sergipano, que havia sofrido os impactos provocados pela crise econômica que atingiu o país neste ano. O estado também recebeu impactos, sofrendo com queda no volume de vendas em maio e junho.


Entretanto, a recuperação de junho mostra que se houver o devido estímulo para o consumidor, a economia local pode continuar enfrentando a crise e sair vencedora nas adversidades que tem prejudicado o mercado em nível nacional.


O Comércio Varejista ampliado mostra saldo positivo em junho, comparado ao mesmo mês de 2014, com o crescimento de 1.1%. O Comércio Varejista Ampliado inclui também as vendas relacionadas ao setor de veículos. Em 2015, o saldo mantém uma queda de -0,6% para o varejo ampliado. Para os últimos 12 meses, o saldo de 0.1% positivo.


A receita de vendas do Comércio Varejista também apresentou melhora. O saldo foi o crescimento de 2.7%, para junho, em relação ao mês de maio. Também foi registrado que a receita apresentou um crescimento de 14.8%, comparado a junho de 2014, dando uma variação positiva. Para o ano de 2015, há uma alta de 11.4% da receita de vendas.


Analisando o comportamento de vendas do comércio varejista no período de janeiro a junho, verificamos que em junho as vendas apresentaram recuperação, fechando o semestre com saldo positivo de 5,2%. Apesar da crise, o comércio varejista em Sergipe reverteu a desaceleração dos últimos três meses, ao contrário do Brasil que continua apresentando recuo consecutivos nas vendas.


No Nordeste, Sergipe conquistou o segundo lugar no ranking de comportamento do comercio varejista, ficando apenas atrás da Paraíba, que cresceu 2,6%, ficando à frente do Rio Grande do Norte, com 0,9%, Piauí, com 0,3%, Bahia com 0,2% e Pernambuco, com 0,1% dos estados que apresentaram crescimento. Já os estados do Maranhão, Cerá e Alagoas resgistraram quedas de 0,5%, 1,2% e 4,4% respectivamente.


Da Ascom/Fecomércio

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.