Poder e Cotidiano em Sergipe
Candidatos tentam recolher jornais e fechar rádios para evitar notícias negativas 28 de Setembro 18H:44

Candidatos tentam recolher jornais e fechar rádios para evitar notícias negativas

Ao menos 33 vezes durante a campanha eleitoral  2016, candidatos tentaram recolher jornais impressos, fechar rádios ou suspender suas programações.

 

É o que mostra o mais recente levantamento do projeto Ctrl+X, plataforma da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo -Abraji, para mapear ações judiciais contra a divulgação de informações. Foram 26 ações pedindo recolhimento de publicações e 7 pedindo suspensão ou fechamento de rádios.



Na maior parte dos casos, os candidatos argumentam que as notícias e críticas nos jornais são equivalentes a propagandas eleitorais negativas e pleiteiam que as publicações sejam apreendidas ou que deixem de ser distribuídas. Em alguns casos, pedem para que a justiça determine que o jornal deixe de publicar notícias que possam ofender candidatos.

No caso das ações contra rádios, três ações requerem suspensão por 24 horas ou mais de toda a programação da rádio, três tentam suspender um programa específico e uma pede “que seja fechada a emissora e lacrados os equipamentos transmissores pela Justiça Eleitoral até o final do pleito”.

 

Exemplos – Recolhimento de Jornais
Processo 0000064-82.2016.6.09.0036
Candidato a prefeito DANIEL SABINO VAZ, contra o Jornal do Mota, em Goiás. No processo, ele se queixa de notícia que do jornal que o acusa de prática de caixa-dois em um esquema de corrupção. Além de pedir que o jornal seja retirado de circulação, pede o periódico se abstenha de publicar conteúdo ofensivo a ele.

Processo 0000381-23.2016.6.26.0290
Em caso parecido em Assis (SP), o candidato José Aparecido Fernandes entrou com processo alegando que o Jornal de Assis divulgou matéria inverídica, e pede busca e apreensão da chapa-matriz da publicação.

 

0000050-87.2016.6.16.0009
O candidato Marcelo Puppi (Campo Largo-PR), conseguiu que o juiz impedisse a circulação do Jornal A Gazeta Metropolitana após alegar que o jornal publicou matéria difamatória sobre condenação dele no Ttibunal de Contas.

 

Exemplos – suspensão de rádios
Processo 0000234-16.2016.6.18.0000 – Em Campo Maior (PI)
Ação alega que o programa de rádio favorece o candidato adversário e pede fechamento da Rádio. “ Pugnaram pelo deferimento de medida liminar inaudita altera pars, para que seja fechada a emissora e lacrados os equipamentos transmissores pela Justiça Eleitoral até o final do pleito. Requer, alternativamente, a suspensão da programação normal da emissora reclamada”

 

Processo 0000200-43.2016.6.05.0181
Ação contra a Rádio Cultura de Paulo Afonso que alega que o programa exibiu crítica ao candidato Luiz Barbosa de Deus. Pede que a rádio evite de criticar candidato (censura prévia) e que sua programação seja suspensa. “Requer, ao final, a concessão de medida liminar para ordenar que a representada se abstenha de disseminar opinião contrária aos candidatos da representante e a suspensão da programação normal da representada pelo prazo de 24 horas”

 

Abraji

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.