Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara de Aracaju aprova projeto que gera mudanças no IPTU 27 de Setembro 11H:00

Câmara de Aracaju aprova projeto que gera mudanças no IPTU

Por 14 votos favoráveis e 7 contrários, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) analisou na noite desta terça-feira, 26, dois projetos de Lei complementares que tratam do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O primeiro foi o PL nº 01/2017, de autoria do vereador Elber Batalha (PSB), e o segundo, o PL nº 02/2017, de autoria do Poder Executivo, entregue pessoalmente pelo prefeito Edvaldo Nogueira ao presidente da Casa, Josenito Vitales, no dia 1º de setembro.

Durante a pauta de votação, os vereadores rejeitaram o Projeto de Lei nº 01/2017, que alterava, revogava e acrescentava dispositivo à Lei Complementar Municipal nº 145/2014, referente ao IPTU. Após intensos debates, o PL acabou sendo rejeitado no Plenário, em 1ª discussão, com 14 votos contrários a tramitação e sete votos favoráveis.


O PL complementar nº 02/2017, de autoria do Poder Executivo, acrescenta o inciso III ao art. 1º e altera o art. 2º, ambos da Lei Complementar nº 145/2014, que estabeleceu os critérios para apuração do valor venal dos imóveis para efeito de base de cálculo do lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e revoga a Lei Complementar nº 156/2016 foi apreciado pelos parlamentares na Casa sendo debatido e aprovado em quatro sessões consecutivas (1ª, 2ª e 3ª discussões e Redação Final), e ao final foi aprovado pela maioria absoluta do Plenário.

Na visão do líder de situação, Professor Bittencourt (PCdoB), a aprovação do Projeto enviado pelo Executivo traz benefícios para a população. “Eu defendo este projeto porque acredito que o Executivo realizou estudos com técnicos qualificados e não iria propor um projeto que prejudicasse a população. Sei que a Administração irá fazer a atualização da planta imobiliária e, não seria irresponsável de fazer atualização da planta em apenas três meses”, disse Bittencourt.

Para o líder da oposição, o vereador Elber Batalha (PSB), esse projeto, além de um estelionato eleitoral, é uma afronta aos aracajuanos. "O prefeito Edvaldo Nogueira prometeu aos quatro cantos que revogaria o IPTU. Manda um projeto que na verdade aumenta o imposto e a bancada de situação aprova este absurdo".

Emendas
Durante a 2ª discussão do PL, os parlamentares Américo de Deus (Rede) e Emília Corrêa (PEN) apresentaram quatro emendas ao Projeto de Lei Complementar nº 02/2017, que foram rejeitadas pela maioria do Plenário. Outra apresentada pelo vereador Elber Batalha (PSB) foi retirada pelo mesmo.

O Projeto de Lei foi colocando ainda em 3ª discussão e Redação Final, em Sessões Extraordinárias que adentraram à noite, sendo aprovado na última pela maioria absoluta do Plenário. O PL será remetido para sanção do Executivo Municipal.

Foto: Patrícia/Ascom Américo de Deus

*Com informações da CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.