Poder e Cotidiano em Sergipe
Bertulino quer inibir exposição de crianças à mendicância em Aracaju 21 de Outubro 12H:55

Bertulino quer inibir exposição de crianças à mendicância em Aracaju

O vereador  Bertulino  Menezes (PSB/SE) fez um apelo aos governos estadual e municipais de Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro, assim como aos Conselhos Tutelares, para que deem maior atenção às crianças que são usadas para a mendicância, nos pontos de maior fluxo de pessoas e veículos na cidade de Aracaju durante o período pré-natalino.


"Peço a atenção da secretaria de Ação Social dos Municípios, da secretaria de Ação Social do Estado, dos Conselhos Tutelares, das próprias famílias, no sentido de que a gente possa não só minimizar, mas tentar acabar com este tipo de comportamento antissocial”, sensibilizou o vereador, em pronunciamento durante o pequeno expediente, na manhã desta quarta-feira, 21/10, na Câmara Municipal de Aracaju.
 

Bertulino chamou atenção para artigo nº 227, da Constituição Federal, que preconiza que é dever do Estado, da família e da sociedade como um todo, assegurar com absoluta prioridade os direitos fundamentais da criança e do adolescente, tais como: saúde, educação, segurança, lazer, cultura, alimentação, a convivência familiar entre tantos outros direitos.
 
 
Ele revelou preocupação com o uso irresponsável destas crianças por parte de adultos com o fim de arrecadar dinheiro a título de esmola nos pontos de maior fluxo de carros, como no centro comercial e nas grandes avenidas,  estacionamentos e imediações dos shoppings.


“Lamentavelmente, são crianças usadas por adultos até já cadastrados em programas sociais do governo federal, transformando-as em pedintes profissionais”, denunciou, apesar de reconhecer as dificuldades enfrentadas pela população de baixa renda.
 

O parlamentar entende que a exposição à mendicância impõe risco às crianças. “Temos que coibir este tipo de prática que expõe crianças, adolescentes muitas vezes grávidas. Apelo para que não passemos este período assistindo este tipo de abuso contra criancinhas, até mesmo de colo, levadas por adultos embriagados ou usuários de drogas, submetendo-as ao sol, à chuva, na tentativa de comover as pessoas que passam para fazer um pedido de esmola”, advertiu.  
 

O vereador revelou ter se reunido com integrantes do Conselho Tutelar para debater a problemática social, tendo sido informado de que a maioria dos adultos abordados pelos conselheiros se nega a apresentar documentos pessoais para que não sejam identificados como beneficiários dos programas do governo.


“Eles sabem que se o Conselho Tutelar levar esta questão ao Judiciário, é claro que eles irão perder a cobertura dos programas”, informou.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.