Poder e Cotidiano em Sergipe
Assembleia aprova indicação que solicita criação da Comissão da Verdade em Sergipe 18 de Março 19H:06

Assembleia aprova indicação que solicita criação da Comissão da Verdade em Sergipe

Foi dado mais um passo em direção à garantia do direito à memória e à verdade em Sergipe, na manhã desta quarta-feira, 18, quando a Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE) aprovou a indicação 43/2014, que solicita ao Governador do Estado, Jackson Barreto, a criação da Comissão da Verdade no Âmbito do Estado de Sergipe.


A indicação é de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT), conhecida por seu engajamento na luta em defesa do direito à memória e à verdade em Sergipe. Além de defender publicamente a criação da Comissão da Verdade em Sergipe, Ana Lúcia participou de atos públicos, seminários e fóruns no âmbito estadual e nacional sobre o assunto. Ela também prestigiou a entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade, em Brasília, em dezembro do ano passado.

Ana Lúcia explica que, assim como a Comissão Nacional da Verdade, instituída em maio de 2012, a Comissão Estadual deve ser instrumento para identificar e tornar públicas as graves violações aos Direitos Humanos praticados durante o regime militar, ainda que não tenha função punitiva.


“O objetivo é ajudar a sociedade entender e reconhecer eventos passados para que não voltemos a vivenciar períodos de terror como os da ditadura militar, quando agentes que representavam o governo promoveram prisões, extradições, torturas e mortes de intelectuais, artistas, jornalistas e militantes sociais que se opuseram ao regime ou que 'ousaram' se organizar. É direito do povo de Sergipe a verdade e a memória!", justificou a deputada Ana Lúcia.


“A partir do trabalho da comissão teremos a exposição pública de uma série de documentos que poderão aprofundar nossa compreensão sobre a história brasileira e, principalmente, reforçar as lutas que marcaram a consolidação do regime democrático em nosso país”, explicou a parlamentar, acrescentando que, conforme levantamento da Comissão Nacional da Verdade, somente no primeiro ano da ditadura militar pelo menos 50 mil pessoas foram presas no Brasil.


Atuação em defesa do direito à memória e à verdade
Além da indicação para instituir a Comissão da Verdade em Sergipe, Ana Lúcia apresentou diversas proposituras com o intuito de promover o direito à memória e à verdade em Sergipe, a exemplo do PL que institui a Comissão da Verdade na Assembleia Legislativa de Sergipe e o que retira de escolas, estabelecimentos e prédios públicos o nome de pessoas que participaram ou contribuíram com a tortura ou a violação de direitos humanos durante a ditadura militar.


Ela também apresentou Projetos de Resolução que garantem a devolução simbólica dos mandatos dos parlamentares cassados por perseguição política, seja durante a ditadura militar, seja na ditadura de Vargas. Também será devolvido simbolicamente o mandato do então governador do Estado cassado pela ditadura, Seixas Dórea. A entrega simbólica acontece no próximo dia 30 de março, às 17h, no plenário da Alese.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.