Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju vive surto de diarreia 14 de Julho 17H:22

Aracaju vive surto de diarreia

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), alerta que ainda continua o aumento do número de casos de doença diarreica aguda (DDA).

 

Desde meados do mês de abril até a 24ª semana epidemiológica, ou seja, até junho, foram notificados 6.816 casos.



De acordo com Mariana Aragão, gerente da Área Técnica de Surto da Covepi, é preciso ficar atento aos cuidados para evitar a contaminação da doença.

 

“Houve uma pequena redução de casos na última semana pesquisada, mas foi insignificante. Por isso, as pessoas devem ficar em alerta porque neste período sazonal com chuvas e tempo mais frio aparece o surto de gripe. Então muitas crianças dão entrada nos estabelecimentos de saúde com diarreia associada a problemas respiratórios”, enfatizou Mariana.



A gerente explicou que até o momento os técnicos da Covepi continuam a investigação para saber qual o agente causador do surto de DDA. Esta doença é causada por diferentes agentes etiológicos como bactérias, vírus e parasitas.

 

“A manifestação predominante é o aumento do número de evacuações com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos há presença de muco e sangue podendo ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. A duração é de 2 a 14 dias e as formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos”, informou.



O número de casos é colhido através da semana epidemiológica. A Covepi analisou desde o início do surto na 16ª semana epidemiológica até a 24ª. Na 16ª foram notificados 342 casos, na 17ª foram 492, na 18ª 571, na 19ª 719, na 20ª 819, na 21ª 899, na 22ª aumentou para 1.028 casos e maior número identificado foi na 23ª semana epidemiológica com 1054 casos e baixou um pouco na 24ª foram 892 casos.

Cuidados

A técnica da Covepi recomenda para a população o aumento da ingestão de líquido, lavar sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro, trocar fraldas, ao manipular e preparar os alimentos, amamentar e tocar em animais. Também lavar e desinfetar as superfícies, utensílios e equipamentos usados na preparação de alimentos, proteger contra os insetos e outros animais.

 

“É bom guardar os alimentos em recipientes fechados. E outra medida muito importante é tratar a água para beber. Ou ferver ou colocar duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada litro de água e aguardar 30 minutos antes de usar”, explicou Mariana.



As recomendações para os profissionais de saúde são: realizar educação em saúde, particularmente nas áreas de elevada incidência de diarreia, orientando as medidas de higiene e manipulação de água e alimentos, assim como a utilização do hipoclorito de sódio a 2,5% para os locais que não possuem água tratada.

 

“E principalmente notificar os casos de doença diarreica através da planilha de casos”, finalizou Mariana Aragão.

 

PMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.