Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju ficará sem receber recursos federais para mobilidade urbana, alerta Iran 19 de Março 15H:52

Aracaju ficará sem receber recursos federais para mobilidade urbana, alerta Iran

O município de Aracaju ficará impossibilitado de receber recursos federais para obras de mobilidade urbana. O motivo é que a Administração Municipal não elaborou, em tempo hábil, o seu Plano de Mobilidade Urbana do Município de Aracaju, atendendo ao que estabelece a Lei 12.587/2012 – que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.


O alerta foi dado, mais uma vez, pelo vereador Iran Barbosa, do PT, na sessão desta quinta-feira, 19/3, ao contrapor o discurso da liderança do prefeito na Casa, que comemorava a realização, na capital sergipana, do 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e o 19º Encontro Nordeste de Gerenciadores de Transporte Urbano e Trânsito, como espaços para discutir novos planos e soluções para a mobilidade urbana, transporte coletivo e trânsito.

“Trata-se de um encontro de gerenciadores. Não é a discussão que a nossa cidade, à luz da Lei 12.587/2012, precisa fazer. Acho o encontro importante, mas é uma profunda contradição saber que, a partir de abril, Aracaju vai deixar de receber qualquer tipo de recurso para a política de mobilidade urbana porque não regulamentou o seu Plano de Mobilidade Urbana dentro do prazo de três anos estabelecido pela lei”, apontou o petista.


O parlamentar lembrou que o prazo expirou, mas não sem cobrança de sua parte. Iran ressaltou que teve indicações suas aprovadas, ainda no início de 2013, onde alertava sobre a data limite e solicitava do Poder Executivo Municipal o início das discussões para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, atendendo ao disposto na Lei 12.587/2012.


“Lamentavelmente, nada foi feito. Depois, vamos assistir ao prefeito João Alves Filho reclamar quem não recebe recursos do Governo Federal, culpando sempre o outro por seus problemas e se eximindo das suas responsabilidades, como ele está fazendo agora com a saúde”, disse.


Iran Barbosa reforçou que não será uma reunião ou um fórum de gestores públicos e gerenciadores de trânsito que irá resolver os problemas de mobilidade urbana de Aracaju.


“O que manda a legislação é que tenha gestão democrática da política de mobilidade urbana e mesmo aqui, na Câmara Municipal, há vereadores que não conseguem compreender a dimensão disso, porque acreditam que gestão democrática é contratar um iluminado que vai resolver as coisas sem ouvir a população”, criticou o petista.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.