Poder e Cotidiano em Sergipe
Apenas dois sergipanos votaram contra a redução da maioridade 2 de Julho 1H:55

Apenas dois sergipanos votaram contra a redução da maioridade

Novo projeto foi avaliado ontem, com redução apenas para crimes hediondos

Na madrugada de terça para quarta-feira os deputados federais rejeitaram o substitutivo da comissão especial para a PEC que reduz a maioridade penal (PEC 171/93). Foram 303 votos favoráveis (o mínimo necessário seriam 308), 184 votos contra e três abstenções.


Dos oito parlamentares sergipanos, apenas dois votaram contra a proposta: Valadares Filho (PSB) e João Daniel (PT). Votaram a favor os deputados Fabio Reis (PMDB), Jony Marcos (PRB), Andre Moura (PSC), Adelson Barreto (PTB), Laércio Oliveira (SD) e Fábio Mitidieri.
 
Na noite de ontem os parlamentares estavam avaliando uma nova proposta, que previa a redução da maioridade penal apenas para crimes hediondos – que deve ser aprovada, mas até o fechamento desta reportagem, ainda estava sendo discutida.
 

Em conversa com o JORNAL DA CIDADE, o deputado Valadares Filho (PSB), que votou contra a primeira proposta, explica que é favorável ao novo texto. “Na proposta antiga até o crime de lesão corporal havia sido incluído. Ou seja, dois jovens brigando na escola, poderiam gerar uma lesão corporal e seriam enquadrados como maiores”, explicou.
 
Valadares Filho disse ainda que o seu partido, o PSB, deverá encaminhar votação contrária à propositura, mas o líder vai anunciar que a sigla respeitará o voto dos parlamentares que pensarem de forma diferente. “O novo texto, que reduz a maioridade apenas para crimes hediondos, deverá ser aprovada com facilidade”, garantiu.


Votação
Com direito a debates calorosos, tumulto e muitos protestos, a sessão extraordinária comandada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha, foi iniciada às 20 horas da terça-feira (30/06) e só foi encerrada quase 1 hora da madrugada da quarta-feira (dia 01/07).
A bancada governista foi orientada a votar contra a proposta, assim como as bancadas do PT, PSB, PDT, PROS, PCdoB, PPS, PV e PSOL. Os demais partidos orientaram seus debutados a favor da proposta.
 
Não acabou
A discussão, no entanto, ainda não se encerrou, avisou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele lembrou que o Plenário ainda tem de votar o texto original da proposta ou outras emendas que tramitam em conjunto.
 
“Eu sou obrigado a votar a PEC original para concluir a votação ou o que os partidos apresentarem. No curso da votação, poderão ser apresentadas várias emendas aglutinativas. A votação ainda está muito longe de acabar, foi uma etapa dela”, disse Cunha.
Ainda não há data para a retomada da discussão. Eduardo Cunha disse que a proposta poderá voltar à pauta na semana que vem ou, se isso não for possível, no segundo semestre. Antes do recesso, o Plenário ainda precisa votar o segundo turno da PEC da Reforma Política.


A proposta
A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias).


O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.
A decisão apertada – faltaram 5 votos para aprovar a proposta – foi recebida com gritos por deputados e manifestantes das galerias, que cantaram “Pula, sai do chão, quem é contra a redução” e outras palavras de ordem. A sessão chegou a ser suspensa pelo presidente da Câmara para que as galerias fossem esvaziadas.


COMO VOTARAM OS SERGIPANOS
*Votação relativa à primeira proposta
 
Fabio Reis (PMDB) - Sim

Jony Marcos (PRB) - Sim

Andre Moura (PSC) - Sim

Adelson Barreto (PTB) - Sim

Laércio Oliveira (SD) - Sim

Fábio Mitidieri - Sim

Valadares Filho (PSB) - Não

João Daniel (PT) - Não


Com informações da Agência Câmara Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.