Poder e Cotidiano em Sergipe
21 de Agosto 10H:26

"Ao passar pelo Rio São Francisco, Lula lembrará da revitalização prometida que nunca aconteceu", diz Machado

O ex-presidente Lula iniciou na quinta-feira (17), sua caravana pelo Nordeste e está em Sergipe, onde fica até amanhã, 22, quando partirá para Alagoas. "Para ir de um Estado a outro, Lula deverá atravessar o Rio São Francisco e, assim, poderá perceber que as ações de revitalização prometidas por ele nunca ocorreram. Não duvido da boa intenção de Lula na época, mas o fato é que os projetos de revitalização do São Francisco em dez cidades sergipanas não aconteceram. Pelo contrário, o rio está morrendo a cada dia”, afirma o ex-deputado federal José Carlos Machado.

 

De acordo com Machado, o ex-presidente prometeu recursos para que dez municípios realizassem o esgotamento sanitário.

 

A Codevasf chegou a anunciar o início das obras, mas, na época, o deputado Gilmar Carvalho e eu entramos com uma representação no Ministério Público Federal para que a Deso acompanhasse tudo, já que detinha expertise na área”, conta Machado.

 

Com isso, ficou acordado que a codevasf executaria as obras e a Deso acompanharia de perto, além de, posteriormente, operar o sistema – como fazia e faz em outros municípios. No entanto, ainda hoje, mais de dez anos depois, nenhuma obra de esgotamento foi concluída. Aliás, em termos de revitalização, nada foi feito aqui em Sergipe.

 

“Ou seja, Sergipe ainda não viu nenhum projeto de revitalização se consolidar”, critica Machado. As obras em Propriá, por exemplo, começaram no início dos anos 2000 e tiveram milhões de reais aplicados. “A Deso assumiu a conclusão das obras e a coisa até hoje se arrasta sem conclusão”, destaca Machado.

 

Para ele, é um absurdo o ex-presidente voltar ao Estado, tanto tempo depois, e não ver nenhuma daquelas obras concluídas – ou mesmo bem encaminhadas. “Meu objetivo é o de que, com Lula em Sergipe, a imprensa e a classe política voltem a atenção para a necessidade urgente de revitalizar o São Francisco”, ressalta.

 

O ex-deputado federal sugere que as bancadas sergipana, alagoana e baiana se unam para tornar esses projetos uma realidade. “Se demorasse mais para vir ao Estado, Lula atravessaria o rio a pé. Como candidato forte à Presidência, ele também precisa dar atenção a essa questão”, alerta Machado.

 

Assessoria 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.