Poder e Cotidiano em Sergipe
“Antes de 2018, eu tenho que cuidar de 2016”, diz Luciano Bispo 26 de Outubro 6H:05

“Antes de 2018, eu tenho que cuidar de 2016”, diz Luciano Bispo

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX / JORNAL DA CIDADE o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe disse que a Casa tem tido um papel fundamental nas questões da vida de todos os sergipanos. Luciano não descartou ser candidato ao governo do Estado, mas avaliou que do ponto de vista eleitoral, antes de 2018, precisa cuidar de 2016 – onde pretende apoiar candidatos em diversos municípios.


Inclusive em Itabaiana, onde ele já disse que não haverá brincadeira. Bispo também reclamou de que todas as notícias envolvendo o nome da Assembleia “já querem transformar em escândalo”. Acompanhe a conversa.

 

Blog do Max-
Há alguma fundamentação nos comentários de que o senhor pode ser candidato ao governador em 2018? O senhor pensa no assunto, tem esse projeto em mente? Já comentou isso com o governador Jackson Barreto ou com aliados?
 

Luciano Bispo – No momento o meu principal foco é administrar bem a Assembleia Legislativa, e não estou dizendo isso como conversa de político não. Até porque se eu não cuidar bem daquela Casa, sem conseguir a confiança dos meus colegas e do povo sergipano, quando eu for bater na porta do meu povo, em 2018, eu não obterei sucesso. Eu sou deputado estadual, graças a Deus e ao meu povo, e é isso que eu estou vivendo hoje. Antes de 2018, eu tenho que cuidar, do ponto de vista eleitoral, de 2016 - onde vou ajudar aos meus amigos nos diversos municípios sergipanos, e em especial, em Itabaiana.


BM -
O JORNAL DA CIDADE publicou os gastos com diárias dos deputados estaduais. Os gastos são excessivos? A que se devem esses pagamentos? O senhor pretende reduzir?


LB
– Qualquer pessoa, e não precisa ser muito boa de matemática, pode fazer uma conta simples: pegue os R$ 500 mil e divida por oito meses, que foi o período divulgado, e depois divida pelos 24 deputados estaduais. Sabe quanto é que isso vai dar? R$ 2,6 mil. Se alguém em sã consciência considerar que esse valor é escandaloso, só pode ser por maldade. O problema é que qualquer notícia que envolva o nome da Assembleia já querem transformar em escândalo, e nós não aceitamos isso.
 


BM-
O contrato com Carlos Alberto Menezes, que foi questionado pelo promotor Jarbas Adelino, será mantido? Por que?


LB -
Como o Poder Judiciário nos solicitou que suspendêssemos o contrato, e nós não temos nenhum interesse em abrir uma guerra, resolvemos acatar a decisão e suspendemos o contrato. Sem nenhum problema.


BM - As subvenções continuam suspensas?


LB -
Suspensas não! Nós, os Deputados Estaduais nos reunimos e decidimos pela extinção das verbas de subvenção. Porque infelizmente passaram para a Sociedade que as verbas eram uma coisa maldita, o que não é verdade. Hoje, lamentavelmente, muitas ações que eram mantidas com esse dinheiro foram suspensas e temos milhares de sergipanos prejudicados sem esse dinheiro, que era, para muitas Associações, a única verba para fazer o bem nas comunidades.


BM- A assembleia pensa em retomá-las?


LB –
Nós estamos analisando algumas formas da Assembleia contribuir com o Povo sergipano. Uma das propostas que está tomando corpo é a criação das Emendas Parlamentares, onde o Deputado, de forma legítima, indicará a aplicação de recursos pelas Prefeituras, ou outras Instituições, que beneficiem o Cidadão.
 


BM-
O que está sendo feito com o dinheiro que era empregado nelas?


LB -
Quanto ao dinheiro que era empregado através das verbas, a Casa tem administrado da melhor maneira possível. Estamos investindo na nossa TV Alese, na modernização da Casa e em outras áreas importantes para o Poder Legislativo.
 


BM -
Há um clima amigável hoje na Alese, entre deputados da oposição e situação?


LB -
Sempre houve isso. Aquela Casa é a casa dos iguais. Ali os assuntos são debatidos, às vezes de forma mais intensa. Existem também as disputas regionais, o que é natural, mas sempre na base do respeito. Os 24 deputados estaduais entendem que foram eleitos para representar os sergipanos, e fazem isso com tranquilidade. Essa questão de oposição e situação é tranquila naquela Casa.
 


BM -
O legislativo de Sergipe está funcionando a contento? Atende aos anseios da população?


LB - Nós não podemos negar que nos últimos meses a imagem da Casa foi arranhada com o noticiário, quase que todo dia, falando de subvenções e de cassação de deputados. No entanto, aquela Casa tem tido um papel fundamental nas questões da vida de todos nós, sergipanos. Um exemplo disso foi a aprovação do Projeto que autorizou o Governo do Estado a usar os depósitos judiciais. Se nós não tivéssemos aprovado, esse Estado viraria de pernas para o ar, com os Servidores do Estado sem receber o seu salário. Imagine isso acontecendo, como estaria a nossa economia.
 


BM -
A TV Alese, existe previsão para que esteja em TV Aberta?


LB - Graças a Deus, quando nós assumimos, estivemos em Brasília e conversamos com o Senador Renan Calheiros. Pedimos a autorização para comprar os equipamentos e hoje, seis meses depois, fomos lá para mostrar a Nota de Empenho já da compra. O empenho de Roberto Bispo e Marcos Aurélio, junto com os técnicos da Casa, permitiu que nós conseguíssemos essa vitória. A TV aberta estará, com fé em Deus, no início de 2016, sendo assistida pela maioria dos sergipanos.
 


BM-
Há uma reclamação de que projetos dos deputados não estão sendo colocados em pauta. Apenas os projetos do governo teriam melhor andamento. Isso é verdade?


LB - Isso não é verdade. Eu não faço isso! Nenhum colega chegou para mim reclamando disso. O que há, e isso eu não vou negar a ninguém, é que quando chega um Projeto, de extrema necessidade para o andamento das coisas no Estado, seja do Poder Executivo, ou do Poder Judiciário, nós decidimos colocá-los em pauta. Isso eu faço. Mas dizer que eu estou engavetando projeto de Deputado A, ou Deputado B, isso não é verdade.
 


BM-
Passa por sua possível candidatura a governador a eleição do seu irmão, Roberto Bispo, em Itabaiana? Ele será mesmo candidato?


LB - A sua pergunta é bem uma daquelas cascas de banana não é (risos)? Você quer falar sobre a possível candidatura de Roberto Bispo, meu irmão, a Prefeito de Itabaiana, não é? Então vamos falar! Meu irmão é um dos melhores gestores públicos do Estado. Por onde passou deixou sua marca de competência, e o melhor, só deixou amigos e amigas nos órgãos que dirigiu. Vá em qualquer um por onde ele já passou e pergunte às pessoas quem é Roberto Bispo? Agora, uma coisa é preciso deixar claro: Nós estamos ainda em 2015, vamos conversar muito ainda com os nossos amigos de Itabaiana, com o Povo que eu quero bem e que me quer bem, e se no período certo, nosso grupo entender que Roberto Bispo será o nome pra disputar a Prefeitura de Itabaiana, pode anotar aí, nós não vamos brincar de fazer política, e os nossos adversários sabem muito bem o que estou falando.
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.