Poder e Cotidiano em Sergipe
Ana Lúcia apela para que Lei Maria da Penha não sofra mudanças 16 de Agosto 18H:24

Ana Lúcia apela para que Lei Maria da Penha não sofra mudanças

Durante a sessão plenária desta terça-feira, 16, a deputada estadual Ana Lúcia entregou à coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, Goretti Reis, uma proposta de Moção de Apelo a ser direcionada aos Deputados Federais e Senadores, solicitando que eles não aprovem as propostas em trâmite no Congresso Nacional que modificam e enfraquecem a Lei Maria da Penha.


A proposta da moção ainda deverá ser analisada antes de ser apresentada pela Frente Parlamentar. A sugestão de apelo aos parlamentares federais foi feita por Ana Lúcia, na última quinta-feira, 11, durante a audiência pública sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha realizada pela ALESE.



A primeira proposta que modifica a Lei Maria da Penha, o Projeto de Lei 07/2016, prevê a militarização das medidas protetivas às vítimas de violência doméstica. Atualmente, essas medidas são previstas pela Lei Maria da Penha e aplicadas e forma integrada e articulada por diversas políticas.

O segundo projeto em questão propõe substituir na Lei Maria da Penha o termo “gênero” pela palavra “sexo”, excluindo assim transexuais e transgêneros da proteção concedida a eles pela legislação, considerada avançada, entre outros aspectos, justamente por considerar que a violência de gênero é também uma realidade entre as famílias LGBTs. “Nós esperamos que esta moção sensibilize os deputados”, apelou Ana Lúcia.


Agradecimento
Ana Lúcia agradeceu à militante do feminista e sindicalista Ivânia Pereira que, durante a audiência pública sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha realizada pela ALESE, presenteou a parlamentar com um broche no formato de rosa vermelha. Ivânia foi homenageada pela Casa Legislativa pela sua atuação no movimento de mulheres e em defesa da Lei Maria da Penha e recebeu a honraria das mãos da deputada estadual Ana Lúcia.



A rosa, simbolizando a luta das mulheres sindicalistas em todo o Brasil, foi entregue a Ivânia e outras militantes sindicais de todo o país pela presidenta Dilma, no momento de sua saída do Palácio do Planalto, quando foi afastada, em maio deste ano.

 

“Queria agradecer bastante à companheira Ivânia. Ela transferiu à minha pessoa essa simbologia, das mulheres que lutam e que sonham com a igualdade de gênero e que lutam contra o preconceito, o machismo e contra essa visão patriarcal”, agradeceu Ana Lúcia.
    

 

Assessoria da parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.