Poder e Cotidiano em Sergipe
Almeida Lima é empossado presidente da Adema 12 de Fevereiro 16H:23

Almeida Lima é empossado presidente da Adema

Bastante concorrida, a Cerimonia de Transmissão e Assunção de Cargo do presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Almeida Lima, contou com a participação do vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, de diversas autoridades políticas, secretários de Meio Ambiente do Estado e dos municípios, diretores e presidentes de instituições públicas do Estado e Federal, prefeitos, familiares, veículos de comunicação e dos funcionários do órgão ambiental. Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, no auditório de Codise.

Após leitura do Termo de Posse - ato formal realizado pela secretária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CEMA), Josefa Ferreira Aquino -, o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, e o atual presidente da Adema, José Almeida Lima, assinaram conjuntamente o referido documento, esse, indispensável à formalização e efetivação do cargo público.


Para Belivaldo Chagas, Almeida Lima não terá dificuldades em administrar o órgão ambiental. “A história da Adema hoje é outra. Hoje a autarquia tem prestígio e força. Força essa que veio, à época, com a visão de Marcelo Déda sobre o potencial do órgão. A Adema é uma órgão voltado para o desenvolvimento sustentável, e que tem em seu corpo de gestão, grandes técnicos. Um dos grandes trabalhos da casa   foi o de incentivar os municípios a realizarem o licenciamento ambiental em suas cidades. Atualmente o município de Itabaiana, Socorro e Aracaju, já emitem o licenciamento. Foram desenvolvidos trabalhos importantes, que foram  exercidos por Wanderlê Correia e também, pelo ex-presidente do órgão, Genival Nunes”, destacou o vice-governador do Estado de Sergipe.


Belivaldo encerrou sua fala afirmando que o governador fez excelente escolha ao convidar Almeida Lima para presidir a Adema. “É um nome que expressa competência. Sei que não faltará dedicação da parte do presidente  para exercer as tarefas colocadas como desafios. Desejo ao novo presidente, boa sorte. Desejar sorte nunca é demais”, afirmou o vice governador.


Gestão
Em seu discurso de posse, o presidente da Adema frisou realizar uma administração ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa, onde seja possível a  conciliação entre os bens naturais, o interesse do homem e a legislação ambiental.


De acordo com Almeida Lima, “a Adema é um instrumento jurídico que o Estado dispõe para conjugar e conciliar esses bens e esses interesses. Eu aqui estarei trabalhando para que a constituição federal e estadual seja cumprida fielmente. Mas, muito bem interpretada por nós, servidores, aplicadores da lei. A Adema não pode ser vista como um instrumento a impedir ou dificultar o desenvolvimento”, externou o presidente.


Almeida apontou que o desenvolvimento é necessário para a sustentação da sociedade. “O que se visa é o desenvolvimento social, passando pelo desenvolvimento econômico. O que não se pode também admitir é que o desenvolvimento econômico se faça a um custo oneroso, que  o meio ambiente não possa pagar. Que seja sem o prejuízo da natureza e da própria humanidade. A nossa missão é conciliar a natureza, meio ambiente e os interesses econômicos”, defendeu o presidente da Adema.


O adeus
Emocionado, o ex-presidente da Adema, Wanderlê Correia,  no uso da palavra, destacou que “a natureza foi criada por Deus, e que cabe ao homem, o dever de protegê-la e preservá-la”. Externando assim, o seu perfil enquanto gestor do órgão ambiental, a Adema. À época, foi empossado em março de 2014.


Um dos destaques do seu discurso foi fazer uma analogia dos servidores da Adema como os guerreiros de Esparta do filme “300”. “O número de guerreiros da Adema é bem menor, são poucos mais de 100 apenas. Mas são profissionais guerreiros, qualificados e abnegados, independente dos setores”, frisou em lágrimas.


Após nominar um a um do total de servidores da Adema- fez questão de efetuar ato como mérito aos servidores -, Wanderlê Correia foi  aplaudido de pé por todos os participantes da posse.


Participantes
A posse de almeida Lima foi marcada pelas presenças do  presidente do Banese, Jeferson Dantas Passos; pelo presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo; pelo deputado Estadual Garibalde Mendonça; pelo ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; pelo representante da Infraestrutura; pelo prefeito de Boquim, Jean Nascimento; pelo superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Said Schoucair; pelo diretor Financeiro e Administrativo da Adema, Usiel Rios;  pelo secretário de Meio Ambiente de Boquim, Adelino Barbosa, entre diversas outras autoridades politicas e representantes do Governo do Estado.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.