Poder e Cotidiano em Sergipe
Adelson Barreto quer punição mais dura para quem passa trote para o Samu 24 de Novembro 8H:07

Adelson Barreto quer punição mais dura para quem passa trote para o Samu

Para tentar inibir o alto índice de trotes registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo país, o deputado federal Adelson Barreto (PR) usou a tribuna da Câmara Federal nesta quarta-feira (23) para fazer um apelo popular e cobrar punições mais duras para aqueles que praticam esse tipo de crime.


Em seu discurso, o parlamentar ressaltou que os trotes telefônicos geram grandes problemas que afligem toda a população brasileira e atrapalham o atendimento do Samu em todo país.

 

Na oportunidade, apresentou dados preocupantes sobre o aumento desta prática criminosa, principalmente em Sergipe, estado pioneiro na criação do serviço de atendimento móvel de urgência.

“Para se ter uma ideia, só em Sergipe, menor Estado da Federação, no ano de 2015 ocorreram 14.407 trotes. E no primeiro semestre deste ano, das 108 mil ligações recebidas pelo Samu Sergipe, cerca de 28 mil foram trotes, ou seja, um aumento de quase 100% nos registros”, disse.

 

Destacando que somente na semana passada, no Estado, foram recebidos 1.267 trotes, o que prejudica muito o adequado funcionamento do serviço e causa inúmeros transtornos.



Na ocasião, o deputado lamentou que os trotes sejam um dos maiores vilões do Samu. “As pessoas precisam compreender que essa prática criminosa gera inúmeros prejuízos, que vão de gastos financeiros até o desgaste emocional das equipes. Uma chamada falsa deixa a linha ocupada desnecessariamente, desloca uma ambulância a uma ocorrência falsa e deixa de prestar um atendimento a quem realmente precisa”.



O deputado finalizou seu pronunciamento cobrando ações punitivas e duras, para que esse tipo de crime não continue sendo praticado no País. Atualmente, as ambulâncias do Samu estão disponíveis para 150 milhões de brasileiros e quase 3 mil municípios cobrem esse serviço, aproximadamente 75% do território brasileiro.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.