Poder e Cotidiano em Sergipe
“A cidade está dividida”, afirma Valadares Filho 2 de Janeiro 19H:24

“A cidade está dividida”, afirma Valadares Filho

Nesta entrevista concedida ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE o deputado federal Valadares Filho (PSB) avalia que a Aracaju ficou dividida, após a eleição e que lhe caberá o papel de fazer uma oposição serena – mas firme.

 

Ele também negou a informação de que haja disputa pela liderança da oposição e garante que o grupo chegará unido a 2018.

 

O deputado confirmou que os oposicionistas estão organizando uma estrutura de comunicação para fazer o enfrentamento político e adiantou que é contra alguns pontos da reforma da previdência, que deverá começar a ser debatida na Câmara no próximo ano. Confira a entrevista.

BLOG DO MAX:  O insucesso na eleição da capital está gerando o afastamento de lideranças do PSB?
Valadares Filho -  De maneira nenhuma. Tenho dito que apesar de não termos sido vitoriosos, saímos eleitoralmente ainda mais fortalecidos.  A cidade está dividida e caberá a nós do PSB fazermos uma oposição serena, mas com muita firmeza. As lideranças do PSB no interior sabem da forma solidária que o partido sempre agiu com eles. Então essa questão de debandada não passa de intrigas do governo.


BM- O PSB pretende fazer uma campanha de filiações para se fortalecer para 2018? Há uma meta?
VF – Sempre fizemos isso. O PSB hoje tem diretórios organizados nos 75 municípios de Sergipe, todos compostos por grandes quadros. E mais uma vez o nosso partido mostrou a sua força nas eleições municipais. Independentemente de eleições, o partido sempre tem uma vida muito ativa com cursos para a sua militância, através da Fundação João Mangabeira e dos movimentos que sempre foram muito organizados. E ações também para o ingresso de novos filiados.



BM - O PSB ganhou a eleição em quantos municípios? Como será o relacionamento dos prefeitos eleitos pelo PSB com o governo do estado? Eles devem se aproximar do governo?
VF - O PSB elegeu nove prefeitos. A nossa posição política é claramente de oposição ao governo do Estado, mas os prefeitos, como gestores, irão buscar aquilo que for melhor para suas administrações. Lembrando que é obrigação do governador ajudar aos municípios, independentemente de suas posições partidárias. Inclusive temos  tranquilizado os prefeitos quanto à ajuda do Governo Federal, que tem sido um grande parceiro dos nossos aliados.



BM - A oposição estará junta em 2018? Quem são os líderes desse grupo? Qual o planejamento para 2018?
VF -  Não temos dúvida de que estaremos juntos em 2018, todos com o mesmo objetivo de tirar Sergipe do atraso que vive hoje. Os líderes da oposição tem consciência que política é feita com unidade e planejamento, e isso nós vamos ter.



BM - O senador Valadares pretende se tornar o líder do grupo da oposição?
VF -  Esse tipo de assunto que foi ventilado na imprensa é plantado por setores do Governo do Estado com o objetivo de dividir a oposição, mas não vão conseguir.



BM - Valadares, Amorim e André Moura estão disputando a liderança política do grupo? Pode haver um racha?
VF - Não há disputa entre nós, muito menos racha. Ao contrário do grupo da situação, onde um faz questão de mostrar que manda em tudo, nós, da oposição, temos a consciência histórica do nosso dever sem vaidades.



BM - Há mesmo condições de haver uma convivência pacífica entre os diversos grupos que compõem a oposição?
VF - Repetimos. Estamos unidos na busca do mesmo objetivo. O melhor para Sergipe.



BM - É verdade que a oposição pretende montar uma estrutura de comunicação, que vem sendo apelidada de secretaria de comunicação da oposição, visando desgastar o governo e apontar falhas? Quem irá bancar isso?
VF -  Já dissemos lá em cima que faremos tudo com muito planejamento, inclusive na área da comunicação.



BM - Seu bloco continuará fazendo uma oposição implacável ao governo?
VF - Continuaremos fazendo a oposição firme. Até porque um governo que levou Sergipe ao lugar do Estado de maior criminalidade do país, com índices educacionais os piores possíveis, com manchetes negativas nos meios de comunicação em nível nacional sobre a crise na saúde, que na primeira vez da história de Sergipe atrasa os salários dos servidores e aposentados, um governo ausente em  problemas recorrentes como a seca do Sertão,  não pode continuar querendo passar uma imagem que Sergipe é uma maravilha, quando na verdade o caos está instalado em nosso Estado hoje.



BM- Qual será o posicionamento do PSB em relação ao presidente Michel Temer? Há insatisfação com o governo federal?
VF -  A nossa posição em relação ao governo Temer é naquilo que for melhor para o país. Esperamos que em 2017 o Brasil possa retomar o seu crescimento econômico.



BM- Em relação à reforma da Previdência, qual o seu posicionamento?
VF - Estamos contra vários pontos da reforma da previdência. Em fevereiro a comissão especial para debater a reforma será instalada na Câmara dos Deputados para que nós parlamentares tenhamos a oportunidade de, juntos com a sociedade, discutirmos este assunto tão importante para os brasileiros.



BM - 2017 será um ano difícil para os governos federal, estadual e municipais?
VF - Como já dissemos anteriormente esperamos que o país possa retomar seu crescimento econômico já no próximo ano. É claro que sabemos que as dificuldades vividas hoje pelos municípios, estados e pela União não serão superados do dia para a noite.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.