Poder e Cotidiano em Sergipe
38,9% de eleitores invalidaram seus votos 3 de Outubro 18H:57

38,9% de eleitores invalidaram seus votos

Em Aracaju, o total de votos brancos e nulos para as Eleições deste ano, vereadores e prefeitos, foram mais altos que em 2012. Nesse último domingo, 2 de outubro, urnas registraram o total de 14.015, (4,30%) para votos em branco, e de 54.062 ( 16,60%), para os votos nulos.

 

Somados, o total de votos nessa posição: brancos e nulos, é de de 68.077 (20,90%). Número que em 2012 - eleição anterior -brancos e nulos somaram, 8,5%.

 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a capital do Estado detém o total de 397.228, eleitores. Desse total, 71.646 (18%) dos eleitores não compareceram às urnas.


No geral, o total de votos dos faltosos, brancos e nulos, chega a 38, 9% dos votos. Um número bastante significativo de eleitores que invalidaram seus votos.

 

Brancos e nulos: para que servem?
O voto branco ainda é considerado um voto conformista, ou seja, o eleitor que utiliza essa forma de voto é considerado um sujeito satisfeito com qualquer um dos candidatos que ganhasse. A ideia por trás disso é que todos os votos em branco vão para o vencedor.

 

Já o voto nulo é tido como uma forma de protesto. Muita gente incentiva as pessoas a votarem em nulo porque isso mostraria a indignação coletiva com o estado da política no nosso país e forçaria a realização de novas eleições, com novos candidatos.

 

O fato é que, desde 1997, os votos brancos são considerados inválidos e não favorecem nenhum candidato. Já os votos nulos não têm poder nenhum de influenciar o rumo de uma eleição, apenas diminuindo o total de votos válidos. Assim, os dois votos praticamente se equivalem em seus efeitos.

 

Agência Alese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.