Poder e Cotidiano em Sergipe
15 municípios sergipanos não pagaram salários de professores 11 de Novembro 17H:30

15 municípios sergipanos não pagaram salários de professores

A deputada estadual Ana Lúcia ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira, 11, para registrar sua preocupação com os atrasos de pagamento de professores e funcionários públicos das redes municipais de educação. Segundo a parlamentar, as irregularidades estão presentes em pelo menos 15 municípios.

Ana Lúcia desmontou o argumento comumente apresentado pelos gestores municipais, de que houve queda na arrecadação e no repasse do Fundo de Participação de Municípios (FPM) . Ela comprovou, por meio de dados presentes no boletim oficial do Tesouro Nacional, que o FPM cresceu 10,08%, o Fundo de Participação dos Estados aumentou 10,08% e que o a arrecadação com IPI foi elevado em 9,36%. Os dados são relativos ao valor acumulado de janeiro a agosto deste ano.


Ana Lúcia explicou que entre agosto e setembro houve uma pequena queda - relativa apenas à comparação entre um mês e outro – que não afetou o índice positivo de arrecadação anual. “O acumulado tem sido crescente. Portanto, há aumento sim da receita”, reforçou a parlamentar.


“Se os prefeitos criaram uma expectativa muito alta, então o que houve foi a frustração de uma expectativa e não a queda efetiva do repasse”, disse, referindo-se à Frente de Prefeitos de Sergipe que, reunida nesta segunda-feira, justificou o não pagamento em alguns municípios com a suposta queda na expectativa do fundo de participação dos municípios e do Estado.


“Os trabalhadores não podem mais uma vez ser vitimados por uma política que não é a essência do argumento e que é, muito mais, um discurso ideológico do que os problemas essenciais enfrentados pelas prefeituras e pelo Estado”, avaliou Ana Lúcia.


Para ela, um dos mais graves problemas enfrentados pelas prefeituras municipais é a sonegação do direito previdenciário dos trabalhadores. Funciona assim: um gestor não recolhe o INSS durante sua gestão e, quando um novo gestor assume, precisa encarar uma dívida com a previdência que não foi gerada por ele.


“Quando a Previdência aciona a Justiça, resgata justamente o recurso do Fundo de Participação do Município que é devido. Esse problema, gerado muitas vezes em administrações anteriores, cria graves complicações administrativas para o município, a exemplo da falta de certidões”, explica, citando a que o novo indexador para dividas dos Estados já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado Federal. “Isso vai aliviar os estados neste sentido”, completou.


“Espero que os municípios se reorganizem, negociem e restabeleçam um novo patamar com a previdência para que possam garantir os direitos dos trabalhadores, principalmente o direito de sobrevivência e o direito de viver melhor, garantidos por meio de seus salários. Minha expectativa é que o Tribunal de Contas e o Ministério Público atuem para que possamos resolver este grave problema”, finalizou.


Conferência Estadual de Educação
A parlamentar também parabenizou os professores e professoras pela realização da XII Conferência Estadual de Educação, promovida pelo SINTESE. Para Ana Lúcia, a conferência mostrou uma perspectiva de trabalho para os professores e professoras das redes estadual e municipais no caminho da qualificação da nossa escola pública.


“É necessário um diálogo mais franco e aberto entre os professores e o sistema de educação, principalmente da rede estadual. Espero que o governador reeleito estabeleça o diálogo não apenas no que diz respeito aos direitos da categoria, mas também para que possamos discutir um projeto e um plano estadual de educação com participação efetiva daqueles que estão em sala de aula e que, de fato, constroem a escola pública de Sergipe”, defendeu.


Da Assessoria de Comunicação da deputada

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.