Poder e Cotidiano em Sergipe
Veto será derrubado e nenhum servidor será demitido do Estado 24 de Março 18H:55

Veto será derrubado e nenhum servidor será demitido do Estado

O veto parcial ao projeto de lei da reforma administrativa do Governo do Estado será derrubado pelos deputados estaduais quando entrar na pauta de votação da Assembleia Legislativa. O anúncio foi feito na sessão de ontem pelo deputado Francisco Gualberto (PT), líder da bancada governista.


O referido veto a ser derrubado diz respeito ao Parágrafo 2º, do Artigo 2º do projeto de lei em questão: “Fica assegurada aos respectivos empregados a opção pela manutenção do vínculo empregatício, desde que não estejam aposentados ou ainda não tenham adquirido as condições para a aposentadoria até a sua redistribuição ou remanejamento”, diz o texto vetado por Jackson Barreto, mas defendido por todos os deputados de situação e oposição.

Na prática, de acordo com Francisco Gualberto, o artigo citado diz que se o servidor celetista estiver em plena atividade no trabalho, não poderá ser demitido do Estado, independente do destino do órgão em que atua (Pronese, Emsetur, Emgetis, Cehop, Cohidro e Fundações de Saúde).


“O acordo firmado pelos deputados desta Casa com setores do governo no final do ano passado está mantido. Nós vamos derrubar o veto. Vamos votar contra. E convido a oposição para votar conosco”, disse Francisco Gualberto, lembrando que não participou das votações da reforma administrativa no dia 23 de dezembro do ano passado por estar em licença médica à época. “Mesmo havendo servidores do sistema celetista, não poderá haver demissão por conta da reforma. Esse é o acordo”, garante o líder.


As negociações para a derrubada do veto governamental, que é fato inédito nas últimas legislaturas daquele parlamento, foram costuradas pelo deputado Gualberto. “Mas contei com a ajuda de vários deputados desta Casa, principalmente do presidente Luciano Bispo, que me acompanhou nas reuniões”, informou.


“A questão jurídica não vai suplantar a palavra, o acordo, o acerto. A Casa não vai descumprir o acordo que fez, pois o sentido foi evitar demissão de servidores da ativa”, reforçou Gualberto.


O deputado petista explica que mesmo contrariando alguns setores do governo que defendem o veto, como a Procuradoria Geral do Estado, não existe outro caminho técnico para resolver a questão, a não ser a reprovação do veto em votação. Isso porque o Regimento da Alese diz que Veto governamental não pode ser retirado de pauta e muito menos receber emendas.


Ele advertiu ainda que na ocasião da votação do projeto, a bancada de oposição liderada por Venâncio Fonseca à época, só votou favorável à reforma administrativa do governo justamente por causa da emenda que garantia a permanência de todos os servidores em seus empregos. “Portanto, mais uma razão para sustentarmos a palavra acordada nesta Casa”, disse Gualberto.
 

Tramitação
Ao anunciar a posição da bancada governista, Francisco Gualberto pediu à Mesa Diretora da Alese que coloque a matéria em tramitação o mais rápido possível. Com isso, ainda hoje a comissão especial para análise do veto, com cinco deputados, poderá ser formada para discutir o encaminhamento da matéria. Na quinta-feira, possivelmente, o veto poderá ser votado no plenário.


“Lembro que essa pactuação serve para esse veto específico. Nos demais vetos a serem apreciados por esta Casa (onze, no total), não teremos a mesma situação. Peço a compreensão de todos os deputados para isso”, adiantou Gualberto.


Os deputados Garibalde Mendonça (que liderou a bancada na ausência de Gualberto) e Capitão Samuel, líder da oposição, parabenizaram o petista pela luta em favor dos servidores e elogiaram o bom senso de todos durante as negociações sobre o acordo firmado no ano passado. O projeto de lei em questão autoriza o Poder Executivo a fundir, incorporar, transformar ou extinguir entidades da Administração Pública Estadual.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.