Poder e Cotidiano em Sergipe
Vai Turismo discute realizações e apresenta novos desafios 14 de Junho 17H:57
COTIDIANO

Vai Turismo discute realizações e apresenta novos desafios

O Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) lançará nos próximos dias o Painel de Inteligência Turística, uma plataforma que busca disponibilizar dados concretos sobre toda a cadeia produtiva da atividade turística no Brasil e nos estados. O projeto, que é uma ação do Programa “Vai Turismo” da CNC, tem o objetivo de comprovar, através das informações que serão coletadas por todos os agentes públicos e privados que compõem e atuam no setor, que o turismo é um vetor essencial para o desenvolvimento econômico do país.

A Fecomércio-SE recebeu na quinta-feira (13) a visita da assessora especialista do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-CNC), Márcia Alves, e do líder do Vai Turismo pela GKS Inteligência Territorial, Enzo Arns. Em reunião conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, os visitantes apresentaram o Painel de Inteligência Turística e ressaltaram a importância da atuação das Federações em colaborarem com a construção da plataforma através do fornecimento de dados relacionados aos projetos turísticos que estão sendo desenvolvidos pelo próprio Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e pelas secretarias municipais e estaduais de Turismo.

Vai Turismo discute realizações e apresenta novos desafios.
A assessora especialista do Cetur, Márcia Alves, explicou que o intuito do projeto é comprovar que o turismo é um vetor de desenvolvimento econômico.
“O Painel de Inteligência Turística é um grande acumulador de dados. Dados abertos no âmbito nacional e dados do estado. Todos os estados vão estar colocando os seus projetos de turismo para que nós possamos comprovar e demonstrar o quanto o turismo é vetor de desenvolvimento e o quanto ele impacta em termos econômicos, o quanto ele gera emprego e renda. Com os dados, a gente vai poder ajudar essas prefeituras mostrando onde é melhor que eles aportem os seus investimentos e como trazer mais turistas. São dados que vão gerar análises. E essas análises ajudam na tomada de decisões de empresários, dos municípios, dos estados e também no âmbito federal”, afirmou Márcia Alves.

A Federação do Comércio de Sergipe foi pioneira na implantação do programa Vai Turismo, levando desenvolvimento para 4 municípios do interior de Sergipe. Em Tobias Barreto e Itabaianinha foi desenvolvido o turismo de experiência e compras, que buscou explorar o potencial turístico das cidades em suas atividades comerciais. E em São Cristóvão e Laranjeiras foi desenvolvido o turismo histórico e religioso. E agora, nesta nova fase, a Federação já deve iniciar o processo de coleta de dados para alimentar a plataforma com os dados do turismo sergipano.

“A CNC, através do seu presidente José Roberto Tadros, tem buscado incentivar o turismo. E Sergipe com o Vai Turismo saiu na frente com a primeira etapa, e nesta segunda etapa já estamos desenvolvendo. Trazendo os técnicos da CNC para discutir agora a compilação de dados, seja do estado, seja dos quatro municípios do programa Vai Turismo. Vamos alimentar esse sistema que vai servir para que o Ministério do Turismo utilize como base para construção de políticas públicas. E nós enquanto Federação do Comércio também vamos poder usar esses dados. Sergipe mais uma vez saindo na frente”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade.


O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, relembrou o pioneirismo da Federação sergipana no projeto Vai Turismo. Foto: Livyan Holanda
As Secretarias de Turismo do Estado e das cidades que estão inseridas no programa Vai Turismo também estiveram presentes na Federação do Comércio para entenderem como poderão contribuir para a construção desta plataforma. Estavam presentes na reunião as secretarias de turismo das cidades de São Cristóvão, representada pelos técnicos Kaique Rocha e Diego Souza; Itabaianinha, com o secretário Jairo Floriano e a técnica Eline Costa; Laranjeiras, através do secretário adjunto Lucas Calazans, Tobias Barreto, cujo secretário Rafael de Jesus, também é diretor da Fecomércio, e Santana do São Francisco, na pessoa do secretário Genilson Aragão. A Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-SE) também esteve presente na reunião através do diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo, Guilherme Rebouças. A secretaria de Estado do Turismo enviou as especialistas Léa Duarte e Raquel Melo.

De acordo com a coordenadora de qualificação e estruturação de roteiros turísticos da Secretaria de Estado do Turismo, Raquel Melo, essa base de dados pode incentivar os agentes públicos e privados que atuam no turismo a fomentar e desenvolver novos projetos que busquem impulsionar o setor.

“O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Turismo, já é parceiro do projeto Vai Turismo desde a primeira fase de implantação. E agora nessa segunda fase é com muita alegria que a gente recebe esse painel, essa plataforma, e nós vamos estar lá podendo compartilhar de forma ampla e macro todos os projetos que a Secretaria de Estado do Turismo já desenvolve, que estão em andamento e que estão previstos. Essa base de dados é muito importante porque ela serve de medidor para que a gente possa estar implementando novos projetos”, ressaltou Raquel Melo.

Fonte: Fecomércio SE

Foto: James Santos

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.