Poder e Cotidiano em Sergipe
Vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades de Saúde da Família 25 de Maio 17H:03

Vacina contra a gripe continua disponível nas Unidades de Saúde da Família

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe teve início no último dia 30 de abril e foi finalizada no último dia 20 de maio. Mas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde, ainda podem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para serem imunizadas. Até o momento, 96.737 doses foram aplicadas, o que corresponde a 85,38% do público-alvo.



Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (Covepi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Raulinna Gomes, apesar da vacinação ter alcançado uma boa cobertura, cerca de 15% da população prioritária ainda precisa ser vacinada.

 

"Esses grupos recebem a vacina porque são mais vulneráveis à complicações da doença. Então é importante reforçar que é necessário tomar a vacina. Nossa cobertura geral de vacinação ultrapassou a meta que estabelecemos, que é de atingir 80% das 125 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário. Hoje, já temos 85,38% dessa população imunizada, mas em sua grande maioria idosos. Portanto, muitas gestantes e crianças ainda precisam comparecer à unidade para tomar a vacina", reforçou.


A coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Ana Elizabete, informou que as pessoas que comparecerem a sua USF de referência e não encontrarem doses da vacina disponível podem se dirigir para outra unidade.



Aracaju tem como grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também recebem a vacina, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.



As crianças a partir de 6 meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas o ano passado só recebem uma dose este ano.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

 

SMS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.