Poder e Cotidiano em Sergipe
Transposição do São Francisco: trabalhos 24 horas serão ampliados, diz ministro 26 de Abril 6H:21

Transposição do São Francisco: trabalhos 24 horas serão ampliados, diz ministro

Operários, máquinas e caminhões vão operar dia e noite em mais frentes de obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco. É o que afirma o ministro Francisco Teixeira: "nós estamos trabalhando no Eixo Norte, em quase todas as frentes, em dois turnos, e a partir de maio vamos trabalhar 24 horas também no Eixo Leste, em muitas frentes".

As equipes já podem ser vistas dia e noite em quatro trechos da obra: de Brejo Santo a Jati (CE); de Mauriti (CE) a São José das Piranhas (PB); na construção dos 15 quilômetros do túnel Cuncas I, o maior da América latina, localizado também em Mauriti; e também nos municípios pernambucanos de Salgueiro e Cabrobó - onde a implantação das estações de bombeamento já funciona em regime integral desde agosto de 2012.

O ministro Francisco Teixeira explica que a operação dia e noite representa um ganho de produtividade e qualidade. "A construção dos vertedouros de barragem, por exemplo, exige um volume substancial de concreto e é mais interessante fazer a concretagem na parte da noite do que de dia. Isso porque você tem um controle tecnológico maior, evitando fissuras no concreto devido à exposição ao sol na hora da concretagem, na hora da cura e da pega do concreto", diz.

A meta de conclusão do empreendimento, que vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros, continua a mesma. "A ideia é concluir parte do empreendimento em dezembro de 2014 e conclui-lo em dezembro de 2015", relembra o ministro. Atualmente, cerca de 10 mil operários atuam nos mais de 477 quilômetros de obra - que já está 56,6% executada.

Fonte: Ministério da INtegração

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.