Poder e Cotidiano em Sergipe
Sisu Sergipe: duas instituições somam 6072 vagas 15 de Janeiro 0H:14
SERVIÇO

Sisu Sergipe: duas instituições somam 6072 vagas

Inscrições para o processo seletivo começam dia 22 deste mês. Somente em Sergipe são 6072 vagas

A lista de universidades participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 já está disponível para consulta, revelando 264.360 vagas distribuídas em 127 instituições de ensino superior em todo o Brasil. A maioria das oportunidades é destinada a cursos em tempo integral, com 121.750 vagas reservadas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

O processo seletivo terá início em 22 de janeiro, proporcionando aos estudantes a escolha entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Dentre as instituições públicas de Sergipe, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) se destaca com quase 5640 vagas, seguida pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS)  com 432. A partir de 2024, o Sisu passará a ter uma única edição anual, selecionando estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em universidades públicas em todo o país. Criado em 2009, o programa era tradicionalmente realizado duas vezes por ano. Para participar, os estudantes devem ter realizado o último Enem e não ter obtido nota zero na prova de redação. 

Durante a inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso. Diariamente, é divulgada a nota de corte de cada curso, baseada nas notas dos candidatos inscritos até o momento. Os estudantes podem alterar suas opções de curso até o último dia de inscrição.

A primeira edição de 2023 foi a mais participativa, ofertando 226.399 vagas em 6.402 cursos de graduação em 128 instituições, incluindo 63 universidades federais. Já a segunda edição disponibilizou 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação, provenientes de 65 instituições de ensino superior.

Com informações de Agência Brasil

Foto: Juca Varela

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.