Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe tem 110 casos de microcefalia confirmados 9 de Junho 21H:39

Sergipe tem 110 casos de microcefalia confirmados

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua monitorando os bebês nascidos com Microcefalia em Sergipe, através da notificação feita pelas maternidades e da análise de cada caso registrado.

 

O trabalho, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, é composto por ações diárias que visam tanto à assistência ao paciente (mães e crianças), quanto à vigilância epidemiológica e o controle do Aedes aegypti, vetor responsável por transmitir o Zika Vírus, uma das causas da má-formação congênita.



No último informe epidemiológico divulgado pelo Núcleo Estratégico (Nest/SES), é possível constatar que não houve aumento no número de casos notificados no sistema de Registro de Eventos em Saúde Pública – Resp/Cievs/DVS: foram 233 distribuídos em 53 municípios sergipanos, mesma quantidade registrada na publicação anterior, além de 10 óbitos.

 

Esse documento é divulgado, semanalmente, nos sites da Secretaria e do Núcleo (www.observatório.se.gov.br), resultado do trabalho criterioso de avaliação de dados feito pela equipe do Nest, em parceria com o Cievs/DVS”, ressalta a coordenadora do Núcleo, Eliane Nascimento.



Também resultado das ações desenvolvidas pelo Estado, o Informe apresentou um aumento no número de casos confirmados (110) e descartados (50).

 

“Consequentemente, a quantidade de casos que continuam em processo de investigação diminuiu. Hoje são 73 nesta situação”, detalha, lembrando que todos os esforços estão sendo voltados para a confirmação dos casos de Microcefalia, em atendimento à Portaria 405, do Ministério da Saúde, através do laudo circunstanciado, sendo acompanhado pelas Diretorias de Atenção Integral à Saúde (Dais) e de Vigilância em Saúde (DVS).



A região de Aracaju continua liderando o ranking de maior número de casos notificados, com 84, seguida por Nossa Senhora do Socorro (40), Estância (32) e Itabaiana (26). O fluxo de assistência, instituído pelo Protocolo Estadual, direciona as crianças e mães da seguinte maneira: Ambulatório de Follow up para os bebês nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) para os nascidos na Região de Aracaju e Hospital Universitário para as demais regiões.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.