Poder e Cotidiano em Sergipe
Senac/SE participa da solenidade de lançamento da Câmara Portuguesa em Sergipe 18 de Janeiro 18H:40
COTIDIANO

Senac/SE participa da solenidade de lançamento da Câmara Portuguesa em Sergipe

O Senac se insere nesse contexto, como braço do sistema responsável pela formação profissional, hoje referência em todo o país.

 O diretor Administrativo-Financeiro do Senac/SE, André Gusmão, representou a instituição na manhã desta quarta-feira, 18, na instalação da Câmara Portuguesa de Sergipe, ocorrida no auditório do Hotel Sesc Atalaia. Esta é a 19° Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil. A unidade regional da entidade foi constituída com o objetivo de estabelecer um elo entre as relações luso-brasileiras em diferentes âmbitos empresariais, com foco no desenvolvimento econômico do Estado. O Senac atua dentro desse contexto, como instituição profissionalizante do Sistema Fecomércio.

A solenidade, durante a qual foi dado posse à diretoria da entidade, contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e secretários; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o presidente das Câmara Portuguesas no Brasil, Armando Abreu; do vice-presidente da Fecomércio Alex Garcez e do superintendente Maurício Gonçalves, o coordenador do Instituto Fecomércio, Lucas Uriel, que integra a diretoria e o Conselheiro do Sesc, Pedro Amarante.

Alex Garcez ressalta que a Câmara chega para beneficiar ainda mais a interlocução entre Portugal e Sergipe.

“Esse trabalho foi iniciado pela Fecomércio em 2017, quando uma comissão de 12 empresários foi até Portugal e iniciar as tratativas. E hoje ficamos felizes porque temos um membro na diretoria da Câmara Portuguesa de Sergipe e abrimos as portas para a internacionalização dos nossos produtos e para a negociação de captação de recursos de Portugal e da comunidade europeia para Sergipe. Isso gera oportunidades para a expansão do nosso setor produtivo para Portugal e abrindo um caminho para a União Europeia”.

Cumprimentando todos os presentes, o governador Fábio Mitidieri destacou a importância da atuação da Câmara recém-instalada.

“Nem bem começamos e já estamos fazendo negócios com o empresariado português. E esse é o maior propósito dessa Câmara”.

O embaixador de Portugal no Brasil elogiou a participação das principais autoridades políticas e empresariais do Estado.

“É a primeira de vejo com a participação do governador e esse estreitamento do Portugal moderno com os estados brasileiros é de extrema importância, porque cada um tem suas particularidades”, disse, destacando que a comunidade brasileira em Portugal é a maior: já são cerca de 700 mil brasileiros espalhados no país europeu.

Durante a solenidade, foi empossada a diretoria da Câmara Portuguesa em Sergipe, que tem como presidente José Gabriel Macedo Beltrão Filho.

“Esse é um projeto coletivo que conta com o apoio de um time de empreendedores, da Fecomércio, que sempre esteve ao nosso lado, com o governo do Estado, através do secretário de Desenvolvimento Econômico, Walmor Barbosa que, logo após ser empossado, abraçou o nosso projeto. Quero agradecer todo o apoio que recebemos, da Embaixada, do setor empresarial sergipano, da Prefeitura de Aracaju. E a partir disso poderemos globalizar e internacionalizar o Estado, a nossa economia, os nossos pilares, que é a indústria, comércio, serviços e turismo sergipano, desenvolvendo esse relacionamento bilateral com o nosso país irmão”.

A escolha pelo estado de Sergipe surgiu a partir da demanda de empresários locais em busca do estreitamento das relações comerciais com Portugal, visando sobretudo a expansão dos seus negócios.

“A instalação da Câmara Portuguesa é uma ratificação de um trabalho que vem desde o ex-presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira e que agora está sendo consolidado pelo atual presidente, Marcos Andrade. O Senac se insere nesse contexto, como braço do sistema responsável pela formação profissional, hoje referência em todo o país. Então, quando se trata de qualificação em comércio, turismo, gastronomia, bens e serviços, o Senac está sempre presente”, finaliza André Gusmão.

 

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.