Poder e Cotidiano em Sergipe
Senac e Seteem encerram 16 turmas da qualificação “Chocolates e suas produções” 28 de Fevereiro 10H:37
COTIDIANO

Senac e Seteem encerram 16 turmas da qualificação “Chocolates e suas produções”

Objetivo foi preparar alunos para empreender e lucrar no período de Páscoa

Mais um curso oferecido pelo Senac Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), foi finalizado com uma mostra dos produtos elaborados pelos alunos. Ministrada pela instrutora Edivane Teles, foram ofertadas 16 turmas, nos turnos tarde e noite, da qualificação “Chocolates e suas produções”, com foco na procura de produtos no período de Páscoa.


Para a aluna Valmira Menezes concluir mais um curso de produção de doces e chocolates para a Páscoa é garantia de renda.


“Este é o quarto curso que faço e já depois de concluir o primeiro, consegui obter lucro com o qual consegui maquinários para trabalhar, sem precisar fazer nenhum empréstimo nem tirar da minha renda. Fiz o de panetones e de cozinha quente, que já estou divulgando entre os familiares e amigos, para que possam encomendar, juntamente com chocolates, agora na Páscoa”.


O convênio com o governo do Estado, por meio da Seteem, iniciou durante o Natal Iluminado 2023. Diversos cursos foram ministrados na carreta escola de gastronomia, que ficou instalada na Praça Fausto Cardoso, durante os meses de novembro e dezembro.


“Começamos na carreta, com foco nos produtos natalinos e muitos que fizeram os cursos, conseguiram ter lucro ainda no Natal, inclusive no local onde acontece sempre o Natal Iluminado. Demos continuidade com a produção de alimentos à base de chocolate. E o trabalho não para, pois já estamos montando um cronograma de cursos de comidas típicas juninas, cuja tradição é forte em Sergipe. São qualificações voltadas para pequenos empresários que querem se aprimorar, e pessoas que desejam empreender e ter lucro”, destacou José Américo Siqueira, gerente do Centro de Gastronomia e Turismo (CGT).


O encerramento contou com a participação do diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales, que experimentou os produtos elaborados pelos alunos.


“Estamos nesta oficina de doces que está sendo finalizada e ficamos muito felizes em ver a produção dos alunos, a palha italiana, o pão de mel e muitos outros. Foram 10 pessoas que participaram da qualificação e que agora poderão empreender, ter dignidade através do trabalho e da renda que conquistarão com a produção desses produtos, que são bastante procurados durante a Páscoa. O Senac está fazendo o seu papel, colaborando com a sociedade e de braços abertos para fazer essas transformações, por meio de parcerias com o governo do Estado, visando educar para o trabalho, fazendo a inclusão dessas pessoas, com inovação e dignidade”, enfatizou o diretor.


O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio em Sergipe. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

Fonte: Senac SE

Foto: Senac SE

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.