Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura oferece medicação gratuita para Parkinson, Osteoporose e Glaucoma 7 de Outubro 16H:27

Prefeitura oferece medicação gratuita para Parkinson, Osteoporose e Glaucoma

Talvez muitos pacientes não saibam desta informação, mas a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferta gratuitamente medicamentos para tratamentos de Parkinson, Osteoporose e Glaucoma. Para fazer parte da lista de atendidos, pela distribuição dos remédios, é preciso seguir um fluxo administrativo que começa ainda dentro das Unidades de Saúde da Família (USF).
 

Segundo explicou a apoiadora da 4ª região e coordenadora interina da Rede de Atenção Primária da SMS, Jaíra Monteiro, cada paciente deverá primeiramente dar entrada no processo de requisição dos medicamentos a partir da Unidade de Saúde Da Família (USF) de seu bairro, onde recebe atendimento médico.
 

“Para os casos de Parkinson e Osteoporose, fazemos a solicitação da medicação não-padronizada, onde a pessoa traz o encaminhamento do especialista até os assistentes sociais da unidade, onde o mesmo analisará a questão socioeconômica da pessoa, indicando a retira (ou não) do medicamento na farmácia de dentro do Cemar Siqueira Campos. Todo o processo é rápido, porém, precisa seguir um direcionamento administrativo para ser efetivado”, explicou.
 

Jaíra ainda informou que sobre o Glaucoma a situação é parecida, sendo que o paciente deverá retornar à USF de seu bairro com a documentação do especialista para avaliação da própria gerente da unidade. “Nos casos de Glaucoma não existe avaliação socioeconômica.


O paciente deverá passar pelo médico especialista da Rede Municipal de Saúde e em seguida encaminhar seus documentos ao gerente de sua unidade. Este enviará a documentação para o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) que, após avaliar a situação, reencaminhará o documento outra vez para o gerente. A partir deste retorno do Nucaar, o gerente entrará em contato com o paciente indicando a retirada do colírio também na farmácia do Cemar Siqueira Campos. Este processo leva em média 15 dias”, informou.
 

A cada três meses, todos os pacientes necessitam repetir este processo para efetivar a continuidade da retirada dos medicamentos. 


Ascom/SMS

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.