Poder e Cotidiano em Sergipe
Plano de Desenvolvimento Costeiro 20 de Janeiro 15H:26
INFORME PUBLICITÁRIO

Plano de Desenvolvimento Costeiro

O Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe, realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, em parceria com a Fundação D. Cabral, apontou, em 75 municípios sergipanos, as potencialidades e fragilidades de cada um deles. Neste estudo, também foi constatada a falta de segurança jurídica para explorar a costa sergipana e isso provocou a necessidade de pensar o zoneamento ecológico costeiro sul, centro e norte de Sergipe.

Dessa necessidade, nasceu o Plano de Desenvolvimento Costeiro, que também é um projeto realizado pela Assembleia Legislativa de Sergipe, desta vez, em parceria com a empresa de consultoria ambiental, Raiz.

O Plano de Desenvolvimento Costeiro realizou um diagnóstico de 21 municípios sergipanos, nas regiões centro e norte, onde é possível conhecer, com detalhes, os aspectos físicos (paisagem, relevo, solos, clima), bióticos (fauna, flora, unidades de conservação, ecossistemas sensíveis) e socioeconômicos (atividades econômicas, parâmetros populacionais, indicadores de desenvolvimento socioeconômico e ambiental). E no prognóstico, as potencialidades e fragilidades dos municípios frente aos aspectos levantados no diagnóstico. A soma destas informações proporciona aos gestores públicos e investidores privados a oportunidade de se organizarem e verem, com antecedência, as mudanças que podem ser implementadas em cada município e o tipo de investimento que pode ser ou não rentável a médio e longo prazo.

O PDC contempla 21 municípios das regiões central e norte do Estado. No centro: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo, Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, São Cristóvão, Siriri, Divina Pastora, Carmópolis e General Maynard. No litoral norte: Ilha das Flores, Brejo Grande, Pacatuba, Pirambu, Neópolis, Japaratuba, Japoatã e Santana do São Francisco.

Ao promover a devida normalização dessa área, o PDC permite as medidas necessárias, com segurança, para o desenvolvimento em setores como Turismo, Trabalho, desenvolvimento social e ambiental. De acordo com o estudo, a região central, que tem melhores indicadores de qualidade de vida e desenvolvimento, pode receber investimentos nos setores de serviços, indústria e turismo. Já o litoral norte, as principais fragilidades são os setores de infraestrutura, com necessidade de investimento em rodovias, acessos e urbanização. O fato de serem municípios de elevado potencial turístico, é preciso que sejam integrados de forma economicamente sustentável, que a população tenha participação nas atividades de desenvolvimento a serem implementadas e, assim, usufruir da geração de renda e emprego, e da qualidade de vida a que todos têm direito.

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.