Poder e Cotidiano em Sergipe
Petrobras bate recorde de profundidade na perfuração de poço na Bacia de Sergipe-Alagoas 19 de Março 1H:54

Petrobras bate recorde de profundidade na perfuração de poço na Bacia de Sergipe-Alagoas

A Petrobras bateu novo recorde nacional de perfuração exploratória ao atingir 2.990 metros de profundidade d’água. A marca foi alcançada na perfuração de um poço na bacia de Sergipe-Alagoas, na área de Moita Bonita, a 92 km de Aracaju, em fevereiro.


Apenas seis poços exploratórios superaram essa marca no mundo. Do total de 50 poços com maior profundidade, a Petrobras perfurou 15 (30%).

As descobertas em águas profundas na bacia de Sergipe-Alagoas, desde de 2010, revelaram uma nova fronteira exploratória extremamente promissora. O teste de formação, realizado em 2012, confirmou a presença de petróleo de 41º API (petróleo leve, de boa qualidade) e a boa produtividade do reservatório.


Oito poços na região superaram a marca de 2.700 metros de profundidade, todos perfurados em um período de três anos. Trata-se de um resultado expressivo, consideradas as condições adversas de perfuração no local, com intensas correntes marítimas, além da grande profundidade da água e da necessidade de utilização de equipamentos de perfuração mais robustos, como o BOP (Blow Out Preventor), equipamento de segurança cuja função é permitir o fechamento de poços.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.