Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF visita indígenas Fulkaxó em Sergipe para entender desafios e garantir direitos. 26 de Março 21H:37
COTIDIANO

MPF visita indígenas Fulkaxó em Sergipe para entender desafios e garantir direitos.

O Ministério Público Federal (MPF) visitou a aldeia Fulkaxó em Sergipe para compreender os desafios enfrentados pela comunidade indígena e proteger seus direitos.

A procuradora Gisele Bleggi e uma equipe técnica estiveram na aldeia na segunda-feira (25), sendo esta a terceira visita do ano a territórios indígenas em 2024. Durante a visita, os habitantes da aldeia expressaram o desejo de permanecer em suas terras ancestrais e relataram problemas com a legalização do território. Eles também mencionaram dificuldades de acesso a serviços de saúde, educação e energia elétrica.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) se comprometeu a auxiliar a comunidade com informações sobre a certificação do território e a questão do georreferenciamento. A Secretaria de Saúde de Neópolis, município vizinho, se prontificou a ajudar os indígenas no cadastro junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Quanto à educação, os Fulkaxó desejam incluir sua cultura nos currículos escolares e ter professores indígenas. Em relação à energia elétrica, enfrentam dificuldades devido a pendências na autorização do proprietário para a instalação de infraestrutura elétrica. A ação do MPF segue em conformidade com a Resolução 230/2021 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa fortalecer a proteção dos direitos dos povos indígenas.

Com informações de MPF

Foto:  MPF

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.