Poder e Cotidiano em Sergipe
Governo de Sergipe utilizará brasão como marca oficial 8 de Janeiro 13H:01
PODER | Por Max Augusto

Governo de Sergipe utilizará brasão como marca oficial

Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto aguarda sanção do governador Belivaldo Chagas para se tornar Lei

O Projeto de Lei, nº 138/2018, que dispõe sobre utilização do brasão de Sergipe como símbolo oficial do Estado, foi aprovado pelos deputados estaduais, por unanimidade, na Assembleia Legislativa de Sergipe.

O Projeto que determina as normas de utilização do símbolo oficial do Estado em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços, aguarda sanção do governador Belivaldo Chagas para se tornar Lei.

O texto foi encaminhado à Alese pelo governador Belivaldo Chagas com o intuito de atender os princípios da administração pública que compreendem a impessoalidade e a economicidade.

"O objetivo é fixar o Porvir estadual como logomarca oficial do governo do Estado, além de proibir o uso de logomarcas de gestão a cada mudança de governo. A medida se aproxima dos anseios da sociedade, que busca nos governantes uma maior eficácia no uso dos recursos públicos. O objetivo é cumprir o princípio de uma administração impessoal e aprofundar o princípio da economicidade, já que o uso contínuo do brasão em todas as gestões que virão evitará desperdícios", explicou Belivaldo Chagas.

Com a medida, os órgãos, as entidades autárquicas e funcionais do Poder Executivo devem utilizar o símbolo em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços.

Pela lei, é vedada a utilização de outros sinais gráficos, "como logomarcas, lemas ou 'slogans', que objetivem a simplesmente fazer alusão à determinada administração, autoridade, ou, ainda, a fazer referências a agremiações político-partidárias em documentos, atos normativos, veículos, obras, instalações e serviços da Administração Estadual.

BRASÃO
O Brasão de Sergipe é um dos símbolos oficias do estado e foi oficializado pela Lei nº 2, de 5 de junho de 1892.

Criado pelo professor Brício Cardoso, sua simbologia traz elementos do passado e do futuro. O índio Serigy embarcando em um balão representa a história.

Já o PORVIR, localizado no centro do balão, remete ao futuro. Abaixo do cesto do balão, a legenda Sub Lege Libertas - Sob a Lei a Liberdade. Encerrando a faixa, a data 18 de maio de 1892 faz lembrete à primeira Constituição do estado.

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.