Poder e Cotidiano em Sergipe
Governador assina convênio de parceria entre Ipesaúde e Unitmed 6 de Março 15H:59

Governador assina convênio de parceria entre Ipesaúde e Unitmed

No final da manhã de hoje o governador Jackson Barreto, visando oferecer maior qualidade e ampliar a rede de atendimento da população sergipana assistida pelo Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), assinou convênio do governo do Estado com  o Centro de Especialidades Médicas – Unitmed, que vai ampliar a oferta de serviços prestados ao servidor público estadual pelo serviço de assistência médica.


Para o governador, a parceria do Instituto com a Universidade Tiradentes é um passo fundamental para melhorar a qualidade de vida e saúde dos servidores do Estado.

“Fico satisfeito e muito feliz em ver o Ipes e a Unit darem um passo tão importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa gente, pois somos um governo que pensa no povo e naqueles que servem todos os dias o povo sergipano, os servidores do estado. É mais um campo, um espaço, que sem dúvida alguma, funcionará como um grande laboratório da Unit. Nós estamos, cada vez mais, precisando ampliar os serviços de saúde de atendimento à população e estamos perseguindo esse objetivo. Esse convênio representa a soma de esforços da área pública e privada, trabalhando juntas pelo povo de Sergipe”.

O Ipesaude atende hoje125 mil beneficiários entre servidores ativos e inativos e dependentes. O Instituto presta mensalmente 5.000 atendimentos de urgência.


De acordo com o reitor da Unit, Jouberto Uchôa, a Universidade Tiradentes tem como compromisso fazer crescer a assistência à sociedade sergipana. “Jackson Barreto é um cidadão de vida pública, comprometido com o seu povo. Por isso, temos o compromisso de fazer um trabalho de qualidade. O Ipes é uma referência no estado pelo trabalho que realiza, atendendo todo o funcionalismo público de Sergipe. Então, a Universidade Tiradentes estará se associando ao Ipesaúde para atender aos servidores do Estado, e eu espero não decepcionar, porque aqui está toda a estrutura da universidade, aqui estarão todos os cursos: Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, para atender a todos os servidores do Ipes que aqui chegarem. A saúde hoje é a carência número um do país, a maior, e a segunda é a educação, nós estamos aqui comprometidos com essas duas prioridades para fazer o melhor possível a favor do nosso estado”.


O pacto representa um marco na história do Ipesaúde, pois permitirá que os beneficiários possam marcar consultas e exames diretamente na Unitmed. O diretor-presidente do Ipesaúde, Lauro Seixas, explicou que a parceria trará diversos benefícios ao segurando.


“A determinação do governador sempre foi muito clara, que a gente desburocratizasse o atendimento ao paciente. Essa parceria com a Unit é uma parceria diferente, é um marco na história do Ipes porque, comumente, o paciente do Ipes precisa se dirigir à sede para agendar sua consulta e seu exame, e com a Unit isso não acontecerá, o paciente poderá ir diretamente a Unitmed ou até agendar por telefone. Sem dúvida, isso é um divisor de águas no atendimento do Ipes para com seus pacientes, que surgiu pela ideia do governador de facilitar a vida dos segurados”, disse, acrescentando que a partir da próxima segunda-feira, 9, o serviço na Unitmed já estará disponível para oferecer suas espacialidades  à população sergipana assistida pelo Instituto.


“Esse é o primeiro convênio que estamos firmando com a Unit, mas isso não impede que apareçam outras parcerias”, assegurou Lauro Seixas.


Antes da cerimônia de assinatura de acordo, o governador conheceu as instalações da Unitmed, que já funciona no local há aproximadamente dois anos. “Estou impressionado não só com a beleza, como com a organização e estrutura dessa unidade da Unit, uma instituição reconhecida e que tanto nos orgulha O estudante da área da saúde deve ficar feliz, porque essa casa lhe oportuniza a possibilidade de encontro com a prática da sua profissão”, disse o governador.


Ao final da solenidade, o reitor Jouberto Uchô convidou o governador para, nos dias 24 e 25 de maio, inaugurar ao seu lado o Centro de Tecnologia e Pesquisa da Unit em Boston, dentro da Universidade de Massachusetts.
Unitmed


O Centro de Atendimento Médico – Unitmed – é a unidade da Universidade Tiradentes onde podem ser realizadas consultas de clínica médica, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, infectologia, neonatologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, psiquiatria, gastrohepatologia, além de exames e outros procedimentos médicos.


A Unitmed presta exames de ultrassonografia, ecocardiograma transtorásico, Holter, MAPA, ECG – exames cardiológico; EEG - eletroencefalograma Teste Ergométrico; espirometria – exame pulmonar; mamografia digital; raio-x, entre outros exames. Além de possuir uma unidade de coleta na sua sede que vai atender aos beneficiários do Ipesaúde.


Outras ações do Ipesaúde

Recentemente, o Ipesaúde e a UFS firmaram convênio para estágio curricular de estudantes de fisiatria no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, localizado na rua Pacatuba, em Aracaju. Mantida pelo Instituto, a unidade dispõe de um moderno Centro de Condicionamento Físico. Quando estiver funcionando totalmente, será o melhor de Sergipe em termos de maquinário que permite o prosseguimento do tratamento fisioterápico.

O convênio permite aumentar das atuais seis vagas de estágio para até 30, nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Ginecologia. Com a chegada dos novos estagiários e a contratação de mais fisioterapeutas, o Ipesaúde vai passar dos atuais 1.800 atendimentos mensais para cerca de 5.400.

A previsão do Ipesaúde é concluir em março as reformas realizadas no Centro de Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, dotando-o de novos e modernos equipamentos.

Os beneficiários do Ipesaúde já podem ser atendidos na urgência do Hospital São José, em Aracaju. O convênio entre o Instituto e a unidade de saúde visou ampliar o atendimento e oferecer mais conforto aos servidores públicos e seus dependentes, que continuam contando com a Urgência do Ipesaúde instalada anexa ao Hospital da Polícia Militar de Sergipe.

O Ipesaúde atende internamente uma media de 15 mil pessoas por mês. Por meio de clinicas conveniadas são realizados uma media de 20 mil consultas e exames ao mês. O ipesaúde tem convênio com clinicas e hospitais no interior estado, facilitando a vida do servidor. Foi implantado ainda um moderno sistema de informática que permitiu a integração do interior aos serviços prestados pelos Ipesaúde.

Presenças

Participaram da solenidade, os secretários de Estado da Educação, Jorge Carvalho, da Comunicação, Sales Neto, da Agricultura, Esmeraldo Leal; o superintendente geral do Grupo Tiradentes, Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior; a representante da área de Saúde do Grupo Tiradentes, Marília Cerqueira Uchôa Santa Rosa; o diretor técnico da Unitmed, Luiz Eduardo Prado Correia. Assim como, os diretores do Ipesaúde, Eduardo Azevedo (Assistência à Saúde), João Cláudio (Administrativo e Financeiro) e Jason Neto ( Promoção à Saúde), além de profissionais de Saúde da Unit, alunos e professores da instituição.


Fotos: Wellington Barreto/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.