Poder e Cotidiano em Sergipe
Gasoduto recebe autorização para início das operações em Sergipe 1 de Outubro 16H:58
COTIDIANO

Gasoduto recebe autorização para início das operações em Sergipe

Estrutura conecta terminal de GNL da Eneva à malha de transporte da TAG, e conta agora com liberação da ANP e do Ibama

A autorização para o início das operações do mais novo gasoduto da Transportadora Associada de Gás (TAG) em Sergipe foi concedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na segunda-feira, 30. O documento, publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira, 1º, permite o início dos trabalhos no projeto de conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) e o Complexo Termelétrico da Eneva à malha de transporte de gás da TAG. O gasoduto promete impulsionar o setor energético no estado, dando início a um novo momento para o desenvolvimento econômico sergipano.

A autorização da ANP foi assinada no mesmo dia em que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu a Licença de Operação (LO) à Eneva. A liberação diz respeito às instalações offshore de gás natural, adutora, emissário submarino e UTE Sergipe I. Já a LO da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) foi publicada no Diário Oficial do Estado em 10 de setembro, com validade de três anos.

Com a conexão do terminal da Eneva à malha da TAG, será permitida a antecipação do contrato de capacidade da Central Geradora Termelétrica (UTE) Termopernambuco, da Neoenergia, para outubro. A usina, vencedora do Leilão de Reserva de Capacidade de 2021, deveria iniciar o fornecimento em julho de 2025. A Eneva firmou um contrato para fornecer 2,4 milhões de m³ por dia (100% flexível) à UTE, via terminal de GNL em Barra dos Coqueiros A aprovação para a antecipação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ocorreu no dia 24 de setembro.

Para o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, este passo é crucial para garantir a segurança e eficiência na movimentação do gás natural na região. “A expectativa é de que, com o início das operações, o estado possa usufruir de uma infraestrutura robusta, que fortalecerá a posição de Sergipe como importante player no setor de gás natural. É um passo importante para a política de transição energética do Governo de Sergipe, que também irá fomentar o crescimento econômico e social da região”, afirmou.

Sobre o Projeto

O gasoduto da TAG, com diâmetro de 24 polegadas e extensão de 25,42 km, será responsável por interligar o terminal de GNL de Sergipe ao gasoduto Catu-Pilar, abrangendo os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas, Maruim, Rosário do Catete e General Maynard. A operação do gasoduto representa um avanço significativo para a infraestrutura energética de Sergipe, favorecendo não apenas a economia local, mas também contribuindo para a diversificação das fontes de energia e a sustentabilidade do setor.

A conclusão das obras do projeto de interligação foi celebrada no dia 23 de julho. A cerimônia integrou a Semana do Petróleo, Gás e Energia, conduzida pela Sedetec. A construção do gasoduto demandou um investimento de R$ 340 milhões, com 70% de mão de obra sergipana. O Governo de Sergipe apoiou a construção do gasoduto por meio da concessão de incentivo fiscal para aquisição dos tubos fabricados, enquadrado no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Arthur Soares

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.