Poder e Cotidiano em Sergipe
Festival do Caranguejo começa hoje 3 de Agosto 8H:10

Festival do Caranguejo começa hoje

O caranguejo pode ser considerado a grande mania do sergipano à mesa. Aproveitar uma casquinha, um caldinho, um pastel ou, e principalmente, o crustáceo com pirão e vinagrete é um hábito que o povo local não dispensa. Por isso, a capital sergipana recebe pela segunda vez o Festival do Caranguejo.

 

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Sergipe (Abrasel-SE), Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semict), e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), começa nesta quarta-feira, 3, e segue até o dia 14.

 

Nos três primeiros dias do evento, de 3 a 5, o Festival acontece na Arena Gastronômica, que será montada no estacionamento em frente à Passarela do Caranguejo, a partir das 18 horas. Serão dias de muita cultura e boa culinária à base do crustáceo. Ao total, serão 26 restaurantes, oito instituições e mais de 400 pessoas envolvidas no evento.

 

Os estabelecimentos participantes apresentarão pratos especiais, com porções e preços diferenciados, tendo como base o caranguejo. Hambúrguer, pizza e até feijoada de caranguejo são alguns dos pratos que serão servidos na arena.

 

“A ideia é explorar a criatividade dos estabelecimentos envolvidos e trazer novidade para o público. Caranguejo é quase uma unanimidade em Sergipe e nada mais justo do que realizar um evento tendo ele como destaque. Teremos os três primeiros dias na Arena Gastronômica, porém, após essa fase, o Festival segue nos bares e restaurantes até o dia 14”, explica o presidente da Abrasel-SE, Augusto Carvalho.

 

Arena Gastronômica

Diferente da primeira edição, o Festival traz esse ano uma Arena com diversas atrações. Sai da mesa e engloba a cultura local, fortalecendo a importância do evento. “O acesso à Arena é totalmente gratuito e todos poderão participar da programação disponível. São oficinas, apresentações culturais como o tradicional barco de fogo da cidade de Estância, enfim, o Festival traz gastronomia, cultura, história, educação ambiental, aprendizado e diversão”, explica o coordenador técnico da Semict, Fabio Andrade.

 

Festival

O evento foi pensado em 2013 e ganhou forma com a sua realização em 2015. Para o presidente da Abrasel-SE, Augusto Carvalho, o Festival de Caranguejo tornou-se realidade graças a uma somação de esforços e, com a realização pelo segundo ano consecutivo, a esperança é que o evento cresca e se torne referência.

 

"Queremos um Festival forte com o maior número de estabelecimentos participando. O caranguejo é famoso no nosso estado e somos referência fora dele, por isso fazer um evento como esse é bom para uma divulgação dentro de Sergipe e fora do Estado", diz Augusto, que foi um dos idealizadores.

 

Na primeira edição do evento foram envolvidos estabelecimentos de todos os cantos da cidade, fugindo à ideia inicial que era deixar apenas na região da Passarela do Caranguejo. Foram mais de 40 bares e restaurantes de toda Aracaju com pratos especiais com preços promocionais. A data escolhida foi o feriado de 7 de setembro.

 

“A ideia era aproveitar os turistas na cidade e já divulgar o evento. Fizemos uma abertura que contou com mil convidados e nos dias seguintes o festival invadiu a cidade. Todos que participaram gostaram muito. Acreditamos que com as inovações deste ano, teremos um festival ainda melhor”, afirma Augusto Carvalho.

 

Abrasel

Foto: Ana Lícia Menezes

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.