No espaço com 120 metros quadrados assinado pelo Instituto Banese, a sergipanidade dos atrativos turísticos é destacada e encanta os visitante
Começou nesta quinta-feira, 26, a participação de Sergipe na 51ª edição da Abav Expo 2024. Ao fazer parte do maior evento de turismo da America Latina, que, este ano, está sendo realizado em Brasília (DF), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), reforça o compromisso de divulgar e promover o destino nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil. E está fazendo bonito ao apresentar as belezas naturais, as manifestações culturais e a gastronomia típica em um amplo e moderno estande, que mescla muita tradição, sergipanidade e tecnologia. Quem o visita se mostra impressionado, especialmente quando descobre a diversidade turística que Sergipe oferece. O evento continua até o próximo sábado, 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
A Abav Expo 2024 espera receber cerca de 30 mil visitantes, uma média de 10 mil por dia, entre agentes de viagens e outros profissionais do turismo. No primeiro dia do evento, a visitação ao estande sergipano superou as expectativas. Além do número massivo de pessoas circulando na feira, a beleza e a identidade sergipana do estande de 120 metros quadrados projetado pelo Instituto Banese explicam a grande quantidade de visitantes.
Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, este ano, o estande de Sergipe está ainda mais bonito do que o espaço desenvolvido para a edição do ano passado no Rio de Janeiro. Segundo o gestor, mais uma vez, foi possível sintetizar um pouco da sergipanidade nele, o que pode ser observado nos elementos que compõem cada detalhe e que representam os atrativos turísticos do estado. “Quem chega aqui fica encantado, pois descobre o quanto nosso destino tem belas praias e outros cenários naturais de encher os olhos, cidades históricas, cultura e comida deliciosa, além de muito aconchego e acolhimento. Sergipe é um dos destinos mais incríveis do Nordeste, e eu posso provar: basta ver nosso estande para entender isso”, afirmou.
Quem esteve no estande sergipano conferiu espaços como Casa do Artesanato Sergipano, sala de reuniões e capacitações para agentes de viagens, decorada com painel de renda irlandesa e duas áreas específicas de atendimento – um grande balcão central circular de pinus e bancadas menores em forma de letras garrafais e adesivadas de chita, formando o nome Sergipe.
Nesses espaços, os visitantes recebem material promocional: panfletos, cartões-postais e tatuagens temporárias; além de fazerem degustação de licores e de comidas típicas, como castanha de caju, queijadinha, amendoim cozido e cocada. Há, ainda, ativação com distribuição de pipoca e de picolés. Tudo isso com o apoio do Grupo Maratá e das Prefeituras de Estância e Indiaroba. A Setur também conta com o apoio logístico da Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese) em Brasília.
Até mesmo o piso do estande chamou a atenção de quem conheceu o espaço. Olhando para baixo, o visitante pode vislumbrar algumas praias do estado em um pavimento de LED e é possível ‘colocar’ o pé na areia em um piso de vidro temperado e com conchas. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, o público pode experienciar um passeio simulado por alguns roteiros turísticos sergipanos, a exemplo da Praia da Atalaia.
Estande completo
Victória Barros, da Colorê Viagens, de Brasília, foi uma das primeiras visitantes do estande de Sergipe na Abav Expo 2024. Como a agente de viagens explica, quando ela e a amiga Maria Roldão se depararam com o espaço sergipano, foi encantamento à primeira vista. “O estande está muito bonito. A gente está encantada pela estrutura. Não imaginava que ia ser assim. O que mais me chamou a atenção é que ele é bem grande, bem colorido”, descreveu.
A profissional do turismo também se encantou com uma das ações preparadas pela equipe Setur: a experiência de ser tatuada com uma imagem dos Arcos da Orla da Atalaia, um dos símbolos mais representativos de Sergipe. Inclusive, ela já conheceu esse cartão-postal quando visitou o estado no ano passado. No entanto, confessa que foi o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, que a arrebatou. “Sergipe é um destino que me surpreendeu muito. Fiquei quatro dias em Aracaju, mas o que me surpreendeu foi Xingó. É uma emoção. Só indo para vivenciar e entender. É surreal”, assegurou.
Quem também se impressionou com o estande de Sergipe foi Rosane Balsan, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFTO) – Campus de Porto Nacional. Segundo ela, visitar o estande sergipano foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do forró, as praias da capital e do interior, além do caranguejo, que é uma iguaria famosa no estado. “O estande está incrível, muito bonito e com produtos representativos da cultura sergipana. Gostei muito, por exemplo, de conhecer o amendoim cozido. Nunca havia provado assim e achei muito diferente; quero aprender a fazer”, declarou.
Como ainda não conhece Sergipe, Rosane Balsan deixou evidente que, não demora, deve visitar o estado. “Tem duas cidades que tenho muita curiosidade em conhecer que falam sobre a questão do patrimônio cultural, que são Laranjeiras e São Cristóvão. Tenho uma vontade imensa de ir para Sergipe e conhecer tanto a capital, Aracaju, quanto essas cidades interioranas”, revelou.
Já o agente de viagens Ricardo Albuquerque, de Belém, no Pará, foi categórico ao falar do estande de Sergipe. “Está maravilhoso! Ele consegue proporcionar uma boa imersão no destino. É bem grande e colorido. Consegue proporcionar experiências visuais e gastronômicas. E tem uma boa interação com os participantes da feira. Então, é um estande completo”, resumiu.
Após experienciar Sergipe por meio dos óculos de realidade virtual, Ricardo ressaltou que essa ação aproxima mais o futuro visitante, trazendo um encantamento que alimenta o desejo de conhecer o estado. “Achei fascinante. Estou saindo daqui bem encantado”, afirmou o profissional, que sonha conhecer as praias sergipanas.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Julio Dutra/Serese
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!