Poder e Cotidiano em Sergipe
Estande de Sergipe é bastante elogiado na 51ª edição da Abav Expo 27 de Setembro 8H:42
COTIDIANO

Estande de Sergipe é bastante elogiado na 51ª edição da Abav Expo

No espaço com 120 metros quadrados assinado pelo Instituto Banese, a sergipanidade dos atrativos turísticos é destacada e encanta os visitante

Começou nesta quinta-feira, 26, a participação de Sergipe na 51ª edição da Abav Expo 2024. Ao fazer parte do maior evento de turismo da America Latina, que, este ano, está sendo realizado em Brasília (DF), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), reforça o compromisso de divulgar e promover o destino nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil. E está fazendo bonito ao apresentar as belezas naturais, as manifestações culturais e a gastronomia típica em um amplo e moderno estande, que mescla muita tradição, sergipanidade e tecnologia. Quem o visita se mostra impressionado, especialmente quando descobre a diversidade turística que Sergipe oferece. O evento continua até o próximo sábado, 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A Abav Expo 2024 espera receber cerca de 30 mil visitantes, uma média de 10 mil por dia, entre agentes de viagens e outros profissionais do turismo. No primeiro dia do evento, a visitação ao estande sergipano superou as expectativas. Além do número massivo de pessoas circulando na feira, a beleza e a identidade sergipana do estande de 120 metros quadrados projetado pelo Instituto Banese explicam a grande quantidade de visitantes.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, este ano, o estande de Sergipe está ainda mais bonito do que o espaço desenvolvido para a edição do ano passado no Rio de Janeiro. Segundo o gestor, mais uma vez, foi possível sintetizar um pouco da sergipanidade nele, o que pode ser observado nos elementos que compõem cada detalhe e que representam os atrativos turísticos do estado. “Quem chega aqui fica encantado, pois descobre o quanto nosso destino tem belas praias e outros cenários naturais de encher os olhos, cidades históricas, cultura e comida deliciosa, além de muito aconchego e acolhimento. Sergipe é um dos destinos mais incríveis do Nordeste, e eu posso provar: basta ver nosso estande para entender isso”, afirmou.

Quem esteve no estande sergipano conferiu espaços como Casa do Artesanato Sergipano, sala de reuniões e capacitações para agentes de viagens, decorada com painel de renda irlandesa e duas áreas específicas de atendimento – um grande balcão central circular de pinus e bancadas menores em forma de letras garrafais e adesivadas de chita, formando o nome Sergipe.

Nesses espaços, os visitantes recebem material promocional: panfletos, cartões-postais e tatuagens temporárias; além de fazerem degustação de licores e de comidas típicas, como castanha de caju, queijadinha, amendoim cozido e cocada. Há, ainda, ativação com distribuição de pipoca e de picolés. Tudo isso com o apoio do Grupo Maratá e das Prefeituras de Estância e Indiaroba. A Setur também conta com o apoio logístico da Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese) em Brasília.

Até mesmo o piso do estande chamou a atenção de quem conheceu o espaço. Olhando para baixo, o visitante pode vislumbrar algumas praias do estado em um pavimento de LED e é possível ‘colocar’ o pé na areia em um piso de vidro temperado e com conchas. Com o auxílio de óculos de realidade virtual, o público pode experienciar um passeio simulado por alguns roteiros turísticos sergipanos, a exemplo da Praia da Atalaia. 

Estande completo

Victória Barros, da Colorê Viagens, de Brasília, foi uma das primeiras visitantes do estande de Sergipe na Abav Expo 2024. Como a agente de viagens explica, quando ela e a amiga Maria Roldão se depararam com o espaço sergipano, foi encantamento à primeira vista. “O estande está muito bonito. A gente está encantada pela estrutura. Não imaginava que ia ser assim. O que mais me chamou a atenção é que ele é bem grande, bem colorido”, descreveu.

A profissional do turismo também se encantou com uma das ações preparadas pela equipe Setur: a experiência de ser tatuada com uma imagem dos Arcos da Orla da Atalaia, um dos símbolos mais representativos de Sergipe. Inclusive, ela já conheceu esse cartão-postal quando visitou o estado no ano passado. No entanto, confessa que foi o Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, que a arrebatou. “Sergipe é um destino que me surpreendeu muito. Fiquei quatro dias em Aracaju, mas o que me surpreendeu foi Xingó. É uma emoção. Só indo para vivenciar e entender. É surreal”, assegurou.

Quem também se impressionou com o estande de Sergipe foi Rosane Balsan, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFTO) – Campus de Porto Nacional. Segundo ela, visitar o estande sergipano foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura do forró, as praias da capital e do interior, além do caranguejo, que é uma iguaria famosa no estado. “O estande está incrível, muito bonito e com produtos representativos da cultura sergipana. Gostei muito, por exemplo, de conhecer o amendoim cozido. Nunca havia provado assim e achei muito diferente; quero aprender a fazer”, declarou.

Como ainda não conhece Sergipe, Rosane Balsan deixou evidente que, não demora, deve visitar o estado. “Tem duas cidades que tenho muita curiosidade em conhecer que falam sobre a questão do patrimônio cultural, que são Laranjeiras e São Cristóvão. Tenho uma vontade imensa de ir para Sergipe e conhecer tanto a capital, Aracaju, quanto essas cidades interioranas”, revelou.

Já o agente de viagens Ricardo Albuquerque, de Belém, no Pará, foi categórico ao falar do estande de Sergipe. “Está maravilhoso! Ele consegue proporcionar uma boa imersão no destino. É bem grande e colorido. Consegue proporcionar experiências visuais e gastronômicas. E tem uma boa interação com os participantes da feira. Então, é um estande completo”, resumiu.

Após experienciar Sergipe por meio dos óculos de realidade virtual, Ricardo ressaltou que essa ação aproxima mais o futuro visitante, trazendo um encantamento que alimenta o desejo de conhecer o estado. “Achei fascinante. Estou saindo daqui bem encantado”, afirmou o profissional, que sonha conhecer as praias sergipanas.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Foto: Julio Dutra/Serese

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.