Poder e Cotidiano em Sergipe
Entre 2021 e 2024, o TRE-SE cassou 17 mandatos de vereadores eleitos em 2020 25 de Março 18H:31
PODER

Entre 2021 e 2024, o TRE-SE cassou 17 mandatos de vereadores eleitos em 2020

Em todos os casos, houve violação à cota de gênero por parte dos partidos. As fraudes ocorreram em 8 municípios sergipanos.

 

Entre 2021 e 2024, o Tribunal Regional de Sergipe (TRE-SE) cassou 17 mandatos de vereadores eleitos no pleito de 2020. As invalidações tramitaram em 11 processos, envolvendo 7 partidos políticos: PSB, PT, Avante, PP, PSC, Podemos e o Cidadania. Em todos os casos, o Tribunal detectou fraude à cota de gênero, determinando a anulação da votação obtida pelos partidos envolvidos com a consequente retotalização dos votos.

As fraudes ocorreram em 8 municípios sergipanos. A legislação eleitoral determina que cada partido ou coligação preencha o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. A observância da cota de gênero é requisito para participação da disputa eleitoral.

As ações de nulidade ocorreram nos seguintes municípios: Canindé do São Francisco (06 vereadores cassados); em Nossa Senhora do Socorro (4 vereadores cassados); Rosário do Catete (2 vereadores cassados); Aracaju, Santo Amaro das Brotas, Porto da Folha, Monte Alegre e Indiaroba (1 vereador cassado em cada município).

Quanto a participação feminina na política, além de desempenhar o controle judicial com a finalidade de garantir o pleno cumprimento da legislação eleitoral, o TRE-SE incentiva o debate público sobre o tema e promove ações de educação e conscientização política. No dia 4 de março deste ano, aconteceu a 3ª edição do Mulheres na Política: Viabilizando Candidaturas. O Seminário é uma iniciativa da Comissão de Participação Feminina e da Escola Judiciária Eleitoral (EJESE), que buscaencorajar e aumentar a participação das mulheres nos espaços decisórios.

Clique no link a seguir para acessar a página TSE Mulheres, espaço onde são disponibilizadas informações sobre a história do voto feminino (com uma linha do tempo interativa), estatísticas sobre candidaturas, legislações e campanhas da Justiça Eleitoral sobre o assunto. Página TSE MULHERES.

Fonte: TRE SE

Foto: TRE SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.