Poder e Cotidiano em Sergipe
Defesa Civil alerta para fortes chuvas 20 de Fevereiro 19H:08

Defesa Civil alerta para fortes chuvas

A Defesa Civil também recomenda que as pessoas estejam atentas ao surgimento de trincas, rachaduras, degraus ou rebaixamento do terreno


A Defesa Civil do Estado, com base em informações do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese) decretou situação de alerta para o período que vai desta sexta-feira, 20, ao domingo, 22, que será de fortes chuvas com ocorrência de trovoadas.


O meteorologista do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral Costa, informa que o clima continuará instável, com a ocorrência de chuvas torrenciais isoladas nos períodos da tarde ou noite, acompanhadas por ventos com velocidades acima da média em alguns locais do estado, com possibilidade de descargas elétricas e trovoadas.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, tenente-coronel Erivaldo Mendes, a população deve estar atenta, evitar sair durante a ocorrência das chuvas e transitar em áreas abertas, devido aos riscos de raios ocasionados pelas trovoadas.


A população também deve evitar sair para o mar que estará muito agitado no período. A Defesa Civil também recomenda que as pessoas estejam atentas ao surgimento de trincas, rachaduras, degraus ou rebaixamento do terreno.


Outros sinais de alerta são a inclinação de postes e árvores; o aparecimento de valas com água mais barrenta que o normal, rachaduras nos pisos e paredes e de saliências nos muros. Diante de algum desses sinais é recomendável sair da casa em direção a um lugar seguro e ligar para o Ciosp através dos números 190 e 193.


A Defesa Civil também pode ser acionada pelos números citados em qualquer caso de emergência ocasionada pelas fortes chuvas. As unidades de Saúde estaduais e o Serviço  Móvel de Urgência estão preparados para atender a população em caso de necessidade. Segundo Mendes, o alerta já foi repassado para as defesas civis municipais, que também receberam instruções de como agir e devem ser contatadas em caso de emergência. Todo o estado deve estar em alerta, mas o litoral Sul e Centro-Sul devem redobrar atenção, assim como o Sertão, onde está previsto fortes ventos e trovoadas.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.