Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracaju é a capital mais ágil do país para abertura de empresa 24 de Janeiro 12H:49
COTIDIANO

Aracaju é a capital mais ágil do país para abertura de empresa

Aracaju inicia o ano liderando o ranking das capitais nacionais com menor tempo para abertura de empresa de baixo risco no Brasil, de acordo com o resultado do 3º Quadrimestre do Mapa de Empresas, ferramenta do Governo Federal que disponibiliza informações mensais a respeito do registro, número de empreendimentos abertos e fechados, entre outros detalhes da atividade econômica. O primeiro lugar é resultado de um minucioso trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), que tem investido na modernização e desburocratização dos procedimentos e sistemas.

Segundo os dados, a capital sergipana encerrou o exercício 2022 com o tempo médio para abertura de empresa de menos de uma hora. No que diz respeito à consulta de viabilidade, este tempo foi ainda menor: apenas 12 minutos, o que também coloca Aracaju como a capital mais ágil neste quesito. "Os esforços feitos ano a ano estão rendendo bons frutos. Este ótimo posicionamento é reflexo de vários investimentos que a prefeitura tem feito no setor, e, sem dúvida, a automação da consulta de viabilidade foi um dos grandes fatores que contribuíram para este salto”, analisa o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.

Para se ter uma ideia, em dezembro de 2020, Aracaju encerrou o ano com o tempo de 22 horas para a consulta de viabilidade; em 2021 o tempo reduziu para 18 horas; e, finalmente, no ano passado, esse tempo atingiu a marca de menos de uma hora. “A regulamentação da Lei de Liberdade Econômica foi outro grande fator que teve como reflexo a celeridade no nosso processo. Mas, para além de regulamentar a legislação, deixamos claro qual o papel de cada órgão neste processo, e o que deveria ser feito para cumprir, de fato, o que a lei determina, quebrando paradigmas e adotando procedimentos e sistemas modernos que estão contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios na cidade”, enfatiza o gestor.

Integração

Dentro desse processo de modernização, a Semfaz dá andamento à implantação do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim), uma ferramenta que oferecerá ao contribuinte um procedimento mais moderno e célere de registro e legalização das empresas sediadas na capital, reduzindo a burocracia. O novo sistema garantirá a integração de todos os órgãos envolvidos na expedição de licenciamentos, sendo mais um passo para o desafio de reduzir, também, o tempo para abertura de empresas de médio e alto risco.

“Com esses avanços que estão sendo implementados pelo Município, avançamos muito, facilitando a abertura de empresas, criando um melhor ambiente de negócios para a nossa cidade. O contribuinte não precisa ficar de órgão em órgão para pedir declarações, atestados e licenças, o processo não deve ser burocrático. O que queremos é que o contribuinte tenha num único local todas as informações que ele precisa. Isso reduz custos, tempo e burocracia. E a gestão ganha com melhor comunicação, controle e mais efetividade na fiscalização e na liberação dos licenciamentos”, conclui Jeferson Passos.

--
Tirzah Braga
Diretora de Imprensa
Secretaria Municipal da Comunicação/Prefeitura de Aracaju

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.