Poder e Cotidiano em Sergipe
76% dos internautas brasileiros escolheriam Hillary Clinton se votassem nos EUA 3 de Novembro 15H:50

76% dos internautas brasileiros escolheriam Hillary Clinton se votassem nos EUA

Se tivessem que escolher entre Hillary Clinton e Donald Trump para presidente, a maioria dos brasileiros votaria na candidata democrata.

 

Uma pesquisa feita pelo CONECTA em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que 76% dos internautas brasileiros escolheriam Hillary Clinton se fossem votar na eleição presidencial norte-americana.



Esse resultado deixa o país bem acima da média mundial de Hillary, já que 59% declaram que votariam na candidata democrata. Consequentemente, em relação à Trump, o Brasil fica abaixo da média da pesquisa: enquanto 25% da população global votaria no republicano, no Brasil esse percentual cai para 11%.


Dentre as 45 nações pesquisadas, apenas na Rússia Trump teria mais votos do que Hillary (33% x 10%), embora 57% não respondem ou não sabem em quem votariam.



Em todos os outros países, a candidata é mais citada, sendo popular principalmente nos países da Europa ocidental, América Latina e África.



O candidato republicano é mais popular somente na Rússia, mas é na China onde obtém sua maior intenção de votos.


Independente da preferência por candidato, 82% no Brasil e 69% na média mundial consideram alto o impacto que a eleição presidencial nos Estados Unidos terá no restante do mundo



Local X global

O próximo presidente norte-americano deve, na opinião de 59% dos internautas brasileiros, dar a mesma prioridade para os interesses dos Estados Unidos e do mundo, percentual que recua para 47% quando observada a média global.



Os brasileiros que acham que os interesses locais (norte-americanos) devem ser priorizados frente aos interesses mundiais somam 28%, enquanto que a média mundial é de 16%.


Apenas 10% dos brasileiros acham que os interesses globais devem estar acima das prioridades dos Estados Unidos, enquanto no mundo 31% pensam dessa forma.


Obama

Após oito anos governando os Estados Unidos, 73% dos internautas brasileiros consideram que Barack Obama deixou a influência norte-americana mais forte no mundo, contra 9% que acham que ficou mais fraca. Na média dos demais países, 47% acreditam que Obama aumentou a influência americana nos outros países e 18% acham que ficou mais fraca.


Na comparação do atual presidente com os dois candidatos, para 47% dos internautas brasileiros (39% no mundo), se Hillary Clinton se tornar a próxima presidente dos Estados Unidos, seu governo será igual ao de Obama, 27% acham que será melhor (30% no mundo) e 12%, pior (14% no mundo).



Em relação a Trump, 62% acham que o republicano faria um governo pior do que Obama (34% no mundo), 14% acreditam que seria igual (21% no mundo) e 10%, melhor (27% no mundo).



Terrorismo

No combate ao terrorismo, 40% dos internautas brasileiros recomendam ao próximo presidente dos Estados Unidos aumentar os recursos investidos, 33% aconselham manter o mesmo nível de investimento e 15%, diminuir. Na média mundial, esses percentuais são mais altos: 45% aconselham o aumento dos investimentos, 35% recomendam manter os níveis atuais e 14%, diminuir.


Sobre a pesquisa
A pesquisa ouviu 44.194 pessoas, em 45 países, entre agosto e setembro. No Brasil, foram entrevistados 1.000 internautas entre os dias 10 e 26 de agosto.

 

Foto: Gage Skidmore/ Flickr Commons

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.