Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador alerta para abandono da Orla Pôr do Sol 19 de Fevereiro 10H:34
PODER

Vereador alerta para abandono da Orla Pôr do Sol

Estrutura precária impõe riscos de acidentes

A Orla Pôr do Sol foi inaugurada em 12 de novembro de 2010 como um dos mais belos espaços públicos da cidade, um investimento de mais de R$ 5 milhões, em verbas federais. Mas atualmente está necessitando de manutenção. É o que aponta o vereador Lucas Aribé (PSB).

“A Orla Pôr do Sol é um belo espaço de Aracaju, muito frequentado, mas que no momento requer um tratamento urgente do poder público. Não podemos deixar que um ambiente tão bonito como este continue assim, porque aqui representa um patrimônio do povo. Serei vigilante e cobrarei dos órgãos responsáveis que cumpram o seu papel, para que a situação não se agrave ainda mais”, afirma.

Entre os problemas elencados pelo parlamentar, estão: 600 metros de um calçadão esburacado e inseguro, com trechos intransitáveis; madeiras soltas no piso, no guarda-corpo e pregos enferrujados, além da estrutura do cais que possui perigo de desabamento.

Algumas tentativas de reparos já foram feitas pelos pescadores e moradores da região, como paliativo, mas as histórias de acidentes são comuns. “Uma vez uma mulher pisou e a tábua solta bateu no rosto. Outra senhora estava caminhando no calçadão, o piso cedeu e o pé dela entrou, quase entortou o tornozelo”, relembra o marinheiro Afonso Pereira dos Santos, 24 anos.

Outros problemas
A situação da orla inspira cuidados em todos os aspectos. Postes parecem estar despencando; há fiação exposta; não existem banheiros públicos (somente nos restaurantes); o lixo toma conta da vegetação e corre para o rio, principalmente em dias de chuva.

“Aí é importante também fazer um apelo para que a população se conscientize e não descarte a sujeira no meio ambiente. O serviço de limpeza é de responsabilidade da prefeitura, mas é preciso que os cidadãos façam a sua parte e zelem por este espaço que é de todos nós”, comenta Lucas Aribé.

Segundo a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a estrutura de madeira do calçadão precisa de uma manutenção permanente.

A Emurb fez um levantamento do que é necessário para recuperar toda a extensão da orla e já dialoga com a Secretaria de Estado do Turismo, para que as obras sejam realizadas por meio dos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Setur está realizando licitação para viabilizar o projeto. De acordo com a assessoria do órgão estadual, todo o processo deve ser concluído nos próximos 30 dias e a previsão é de que os serviços sejam iniciados nos próximos dois meses.

*Com informações da Assessoria de imprensa do parlamentar

Foto: Ascom Lucas Aribé

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.