Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho discute desenvolvimento regional em Congresso internacional 7 de Julho 11H:51

Valadares Filho discute desenvolvimento regional em Congresso internacional

O deputado Valadares Filho (PSB-SE) encontra-se, esta semana, em Portugal, participando do 24º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, realizado na cidade de Covilhã.


Como presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), Valadares Filho foi convidado pela Universidade da Beira Interior, de Portugal, para participar do Congresso. O deputado Carlos Eduardo Cadoca (PDT-PE) também participa do 24º Congresso, como membro da Cindra.


Valadares Filho avalia que os assuntos em discussão no evento são relevantes para o desenvolvimento regional e podem ser transpostos, por analogia, para a situação brasileira. “Estamos discutindo temas que são importantes para o desenvolvimento regional no mundo inteiro, inclusive para o Brasil”, destaca.


Com o tema “Capital Intelectual e Desenvolvimento Regional: Novas paisagens e desafios para o planejamento do espaço”, o 24º Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, oferece conferências, mesas redondas e workshops com temas relacionados ao desenvolvimento regional de comunidades menos favorecidas.


Segundo Valadares Filho, dessas discussões podem-se trazer subsídios para o desenvolvimento das diversas regiões brasileiras. O parlamentar do PSB de Sergipe destaca que o debate sobre cultura nesse contexto, que compreende as contribuições da arte, do folclore e de outras manifestações artísticas, é um assunto relevante para o desenvolvimento regional.

 

“Temas de cultura popular – nos quais o Nordeste é particularmente rico – devem estar cada vez mais na pauta do desenvolvimento regional, que gera renda e produz empregos”.


Na área de educação, segundo Valadares Filho, deve-se retomar os rumos do financiamento público desse setor. Financiamento público educacional e desenvolvimento: um estudo sobre o desempenho educacional e o fluxo econômico no sertão do São Francisco, é um tema de suma importância para o desenvolvimento regional.


Sabe-se que, nos retratos da desigualdade regional, é grande a relevância do setor público no PIB, particularmente na geração de empregos formais nos municípios brasileiros. A questão é que, para superar as desigualdades, é necessário rever os percentuais empregados no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.


A experiência no Congresso da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, para Valadares Filho, aponta alguns caminhos, como, por exemplo, o do turismo, ou da gastronomia; ou, ainda, valorização do patrimônio histórico, com a divulgação das potencialidades regionais, e incentivo ao turismo interno, que podem ajudar no desenvolvimento regional.

 

Assessoria

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.