Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE faz levantamento sobre a qualidade das gestões municipais 29 de Julho 18H:46

TCE faz levantamento sobre a qualidade das gestões municipais

Começou nesta sexta-feira (29) o prazo para os prefeitos sergipanos responderem ao conjunto de questionários que irá mapear e ranquear os municípios do Estado nas principais áreas de gestão: Saúde, Educação, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.



Esse levantamento está relacionado ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que faz parte de uma iniciativa a nível nacional motivada por Acordo de Cooperação firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

 

Em Sergipe, a aplicação do Índice foi proposta pelo Conselheiro-Presidente Clóvis Barbosa e aprovado pelo colegiado no Pleno do dia 21 de julho.



Os gestores terão até a última semana do mês de agosto para preencher os questionários sob pena de multa de R$ 20mil. De acordo com Clóvis Barbosa, o IEGM não tem como proposta fim o ranqueamento dos municípios, mas permitir aos gestores e à própria sociedade um parâmetro e uma ferramenta importante de acompanhamento das políticas públicas, indicando, por exemplo, os setores do município que merecem maior aprofundamento, controle ou investimento.



Para facilitar o envio das informações, foi disponibilizado um canal direto de atendimento às dúvidas e um portal informativo: www.tce.se.gov.br/iegm. Além disso, no próximo mês, o TCE realizará um seminário sobre transparência, que irá incluir em sua agenda a apresentação do IEGM para todos os prefeitos e demais representantes dos municípios.

 

TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.